Publicidade

Molécula da pimenta restaura os nervos em pacientes com diabetes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Março de 2023 às 08h30

Link copiado!

Elle Hughes/Unsplash
Elle Hughes/Unsplash

Responsável pela sensação de ardência e picância da pimenta, a molécula capsaicina pode beneficiar pacientes que sofrem com a neuropatia — condição que afeta o funcionamento dos nervos periféricos — associada ao diabetes. Em experimento, o composto regenerou os nervos, melhorando complicações comuns, como o pé diabético. Esta complicação pode levar a amputação do membro.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores britânicos, incluindo do Imperial College London e da instituição Diabetes UK, testaram o efeito de adesivos com a molécula da pimenta. Além da função regenerativa, a potencial terapia atuou no alívio da dor nos pacientes com diabetes. Os resultados foram publicados na revista científica Frontiers in Neurology.

Qual é a relação entre o diabetes e a dor?

Continua após a publicidade

Devido aos altos níveis de glicose no sangue, o diabetes não controlado pode afetar as fibras nervosas espalhadas pelo corpo do paciente, especialmente as dos nervos periféricos das extremidades (neuropatia). Quando as lesões nervosas ocorrem nos pés, a condição pode provocar a perda da sensibilidade e úlceras (feridas), o que dificulta o diagnóstico precoce do problema. Dessa forma, infecções são mais comuns e, dependendo do estágio, a amputação pode ser a única alternativa.

Inclusive, o pé diabético é um problema bastante recorrente no Brasil. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (Sbacv) revela que, a cada hora, três brasileiros têm as pernas ou os pés amputados. Entre as causas mais comuns, está o diabetes não tratado.

No oposto da perda de sensibilidade, alguns pacientes com diabetes podem sofrer com um tipo de dor debilitante — bastante aguda — relacionada com a neuropatia. Buscando controlar a dor que pode ser descrita como agulhadas, são prescritos antidepressivos, já que os analgésicos mais comuns dificilmente aliviam o quadro.

Continua após a publicidade

Em ambos os casos, o mais comum é o tratamento dos sintomas da neuropatia, mas ainda são desconhecidos métodos eficazes e seguros para interromper os danos aos nervos. Neste campo, o uso dos adesivos com a molécula da pimenta podem ser úteis, se mais estudos comprovarem os benefícios.

Como a molécula capsaicina da pimenta alivia a dor?

No pequeno experimento, os cientistas recrutaram 75 pacientes com diabetes e neuropatia. Do total de inscritos, uma parte foi tratada com adesivos com capsaicina aplicados, em média, por 30 minutos. O objetivo era medir os impactos da intervenção nos nervos e na melhora da dor ao longo de três meses. Nesse período, todos os recrutados preencheram um diário sobre os níveis de dor, passaram por testes de sensibilidade e doaram amostras de pele da região em que os adesivos foram fixados.

Segundo os autores, os voluntários tratados com o adesivo de capsaicina relataram que sua dor havia diminuído significativamente em comparação com o grupo que recebeu o tratamento padrão. Além disso, ao analisar as amostras de tecido, foi possível identificar que a molécula da pimenta ajudou a recuperar os nervos lesionados e fez com que novos nervos surgissem no local.

Continua após a publicidade

"O adesivo de capsaicina pode proporcionar alívio da dor por meio da regeneração nervosa e restauração da função na DPN [neuropatia periférica diabética]. Pode, assim, potencialmente prevenir complicações do pé diabético, incluindo úlceras", completam os autores. Agora, estudos maiores são necessários antes que a estratégia chegue ao mercado.

Fonte: Frontiers in Neurology e Diabetes UK