Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pegadas encontradas na Tanzânia não eram de ursos, mas de humanos pré-históricos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Dezembro de 2021 às 18h40

Link copiado!

Wirestock/Freepik
Wirestock/Freepik

Em 1978, pegadas datadas há cerca de 3,66 milhões de anos foram encontradas na Tanzânia e os pesquisadores concluíram que pertenciam a ursos que andavam sobre as patas traseiras, como bípedes. Agora, em nova análise, eles descobriram que as marcas foram feitas, na verdade, por humanos.

A nova avaliação foi feita com tecnologias avançadas, com as marcas pertencendo, então, a uma espécie de ser humano pré-histórico. Eles conseguiram visualizar uma grande impressão do calcanhar e também de um dedão do pé, e as pegadas foram comparadas com as patas de ursos-negros, chimpanzés e humanos modernos.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com os pesquisadores, a forma em que as pegadas estavam impressas no solo indicam que eles cruzavam uma perna sobre a outra enquanto caminhavam, o que é feito para manter o equilíbrio. Sendo assim, o hominídeo estava andando em uma região que não era nivelada.

Até o momento, os cientistas não sabem dizer a qual espécie humana pertenciam as pegadas, mas o sítio arqueológico em que os estudos são feitos é conhecido por apresentar evidências da vida da espécie Australopithecus afarensis.

Fonte: IFL Science, Nature