Publicidade

Fósseis revelam hominídeos que andavam como humanos e escalavam como macacos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Novembro de 2021 às 11h40

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

Cientistas acabam de anunciar em um novo estudo a descoberta de fósseis antigos de humanos, que pertenceram à espécie Australopithecus sediba e viveram na Terra há dois milhões de anos. Tais achados trazem informações novas e interessantes.

O material conta com duas vértebras lombares inferiores de um único indivíduo, que com outras partes descobertas anteriormente em Malapa, na África do Sul, trazem evidências sobre como os humanos se locomoviam. Os pesquisadores descobriram, então, que o indivíduo andava como os humanos e escalava como os macacos.

A análise das vértebras concluiu que o indivíduo tinha lordose, com a coluna tão curvada que, vista de lado, formava a letra S. Essas características são conhecidas em humanos, permitindo que a massa do corpo centrada acima da pélvis facilite uma caminhada bípede. Os cientistas concluíram que os restos mortais eram de uma mulher, que foi batizada de Issa.

Continua após a publicidade

Com a descoberta, Issa se torna um dos dois primeiros esqueletos de hominídeos a preservar, de um único indivíduo, tanto a parte inferior da coluna quanto a dentição. A forma da coluna do Australopitecus comprova que a espécie não só já andava mais parecida como os humanos atuais, como também ainda convivia com macacos, uma vez que ela também era capaz de escalar árvores graças à musculatura do tronco.

Fonte: eLife, NewScience