Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Órgão regulador dos EUA aprova projeto de reator nuclear “em miniatura”

Por| 02 de Setembro de 2020 às 23h40

Link copiado!

NuScale
NuScale

A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC, do original em inglês Nuclear Regulatory Comission) finalmente concluiu as análises de segurança de um projeto de reator nuclear diminuto da empresa NuScale, considerando o modelo seguro o suficiente para uso em escala. Trata-se da primeira vez que um reator “miniaturizado” é certificado pelo órgão regulador para aplicação em usinas.

Batizado simplesmente como Small Modular Reactor (SMR), ou “reator modular pequeno” em português, o invento adota o mesmo esquema de funcionamento de um reator comum, fervendo água através do processo de fissão nuclear. Porém, ele é bem mais compacto, medindo apenas 23 metros de altura e cinco metros de largura. Cada unidade poderia gerar até 50 megawatts de eletricidade.

“Este é um marco significativo não apenas para a NuScale, mas também para todo o setor nuclear dos EUA e para outras tecnologias nucleares avançadas que virão. Isso estabelece claramente a liderança da NuScale e dos EUA na corrida para colocar os SMRs no mercado. A aprovação do projeto da NuScale é uma realização incrível”, declara John Hopkins, presidente e diretor executivo da companhia.

Continua após a publicidade

A grande vantagem dos reatores pequenos é a eficiência de espaço e a possibilidade de gerar muito mais energia ao usar mais unidades em uma mesma área útil. Ademais, seu tamanho faz com que a quantidade de combustível radioativo retido seja menor, o que resulta em uma quantia menor de calor para ser dissipado em caso de emergências.

“O financiamento compartilhado de custos fornecido pelo Congresso nos últimos anos acelerou o avanço da NuScale por meio do processo de Certificação de Projetos da NRC. É para isso que o Programa SMR do DOE foi criado. Nosso sucesso se deve ao forte apoio bipartidário do Congresso”, finaliza Hopkins.

Fonte: BusinessWire