Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mosaico de luxuosa vila grega de 1.600 anos foi feito com vidro reciclado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Julho de 2022 às 08h39

Link copiado!

J. Isager/University of Southern Denmark
J. Isager/University of Southern Denmark

Arqueólogos descobriram que mosaicos da Casa dos Charidemos, importante sítio grego do século V d.C., foram feitos com peças de vidro reciclado. Foram 19 peças estudadas, feitas de vidro opa, materiais rochosos ou líticos e cerâmica. Um estudo sobre o caso foi publicado da revista científica Heritage Science.

A vila que providenciou os materiais fica na antiga Halicarnasso, famosa pelo túmulo do rei Mausolo (de onde vem o termo Mausoléu), uma das sete maravilhas do mundo antigo — nomeada adequadamente como Mausoléu de Halicarnasso. Atualmente, a cidade fica na Anatólia, província da Turquia, e é chamada de Bodrum.

Continua após a publicidade

Mosaicos de informação

A vila em si foi erigida ao redor de dois pátios, e seus quartos enfeitados com pisos de mosaico. Neles, podemos ver diversos padrões geométricos e cenas mitológicas gregas. No piso, inscrições informam quem detinha a propriedade e a data de construção: seu dono era chamado Charidemos, e ela foi levantada em meados do quinto século d.C.

Para o estudo, o cientista Kaare Lund Rasmussen, da University of Southern Denmark, realizou análises arqueométricas dos mosaicos — técnicas da física e da química para a análise de materiais arqueológicos, ajudando na datação e determinação de sua composição. Descobriu-se que as tesselas (nome dado às peças individuais) têm 1.600 anos e que sete são feitas de vidro opaco, onze de materiais líticos e uma de fragmento cerâmico.

Naquele tempo, pedras coloridas de mármore, cerâmica e vidro deveriam ser trazidas de pedreiras distantes, o que encarecia muito a produção de mosaicos. Com espectrometria de massa indutivamente acoplada, os cientistas descobriram concentrações de 27 elementos diferentes na composição de certas tesselas. Roxo, amarelo, vermelho e vermelho-vinho compunham as cores dos vidros, sendo que seis deles foram feitos com material reciclado.

Continua após a publicidade

A teoria é que a queda do Império Romano do Ocidente (em 4 de setembro de 476 d.C.) tenha provocado indiretamente a utilização de materiais reciclados, já que a turbulência política encerrou a atividade em algumas rotas comerciais e desviou outras, causando escassez de material em diversos lugares. Um dos afetados seria Halicarnasso, que provavelmente viu a falta de matéria-prima — vidro — para a produção de seus mosaicos.

Foi possível determinar qual vidro base teria vindo do Egito e qual teria vindo do Oriente Médio, além dos materiais adicionados pelos artesãos da época para a coloração do vidro e para torná-lo opaco. Além das representações narrativas dos mosaicos, o achado dá um panorama mais detalhado dos costumes da antiguidade tardia, suas problemáticas e as implicações delas na arte.

Fonte: Heritage Science