Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Menino de 6 anos encontra dente de megalodon em praia no Reino Unido

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Maio de 2022 às 19h50

Link copiado!

Sergiodlarosa/CC-BY-4.0
Sergiodlarosa/CC-BY-4.0

Sammy Shelton, garoto britânico de seis anos de idade, passeava com seu pai pela praia de Bawdsey, na cidade de Suffolk, no sul da Inglaterra, quando fez um achado raro: era o dente de um megalodon, uma espécie de tubarão gigante pré-histórico de até 20 milhões de anos. O fóssil tem cerca de 10 cm de comprimento e está em um bom estado de conservação.

Especialistas confirmaram a identidade do resto de dentição do animal, cuja espécie representa os maiores tubarões que já existiram. O menino estava procurando fósseis com seu pai, Peter Shelton, quando trombou com o dente. Segundo o pai, Sammy tem dormido com o artefato ao lado da cama, já que está muito apegado a ele.

Continua após a publicidade

Identificando o dente

Quando se depararam com o item, Peter relatou que seu filho ficou animado, pois de todos os fragmentos de dentes de tubarão que já haviam encontrado na praia, nenhum era tão grande e pesado como aquele. Curiosos, eles enviaram fotografias do achado a Ben Garrod, biólogo evolucionista e professor da University of East Anglia, que indicou sua procedência e ainda afirmou que tais dentes não costumam ser encontrados com frequência na costa britânica.

Ele também elogiou o estado de conservação do dente, muito bom se comparado com outros fósseis, geralmente bem desgastados quando achados. Sammy compartilhou a descoberta com seus amigos de escola e com o grupo de escotismo, do qual recebeu um distintivo de explorador. Até mesmo Garrod, que procura um dente como esse desde a infância, nunca encontrou nada do tipo. O menino diz que é seu "melhor achado de todos os tempos": segundo ele, o dente estava entre a areia e as pedras da praia.

Continua após a publicidade

O megalodon

Segundo estimativas dos cientistas, os megalodons podiam chegar a ter até 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas, superando todos os animais aquáticos de seu tempo. Emboscadores, eles eram especialistas em comer baleias, segundo Garrod. Eles dominaram todos os mares do mundo, menos as partes geladas do oceano ao redor da Antártida.

Assim como os tubarões atuais, ele era um peixe cartilaginoso, ou seja, seu esqueleto era feito de cartilagem ao invés de ossos. Era um superpredador carnívoro, que caçava focas e baleias em mar aberto, com os jovens ficando mais próximos à costa. Estima-se que a espécie tenha vivido de 22 a 3 milhões de anos atrás, quando foram extintos, bem depois dos dinossauros — que se extinguiram há 65 milhões de anos.

Fonte: BBC