Publicidade

Ictiossauro | Esqueleto gigante de "dragão-marinho" é encontrado no Reino Unido

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Janeiro de 2022 às 10h40

Link copiado!

Anglian Water
Anglian Water

Acaba de ser descoberto, no Reino Unido, o fóssil de um Ictiossauro, criatura que viveu há cerca de 180 milhões de anos. A descoberta do animal, conhecido também como "dragão-marinho", aconteceu na reserva Rutland Water Nature, e o exemplar em questão media cerca de 10 metros de comprimento.

O réptil podia medir entre 1 a 25 metros, tendo vivido nos mares junto aos dinossauros. O fóssil é o mais completo do seu tipo encontrado no Reino Unido, e também o primeiro Ictiossauro da espécie Temnodontosaurus trigonodon encontrada no país.

Continua após a publicidade

"Sem precedentes"

A descoberta foi feita durante uma drenagem de rotina em fevereiro de 2021 por Joe Davis, líder da equipe de conservação da Rutland Wildlife Trust. A escavação, então, foi liderada pelo paleontólogo Dean Lomax, que já estudou milhares de Ictiossauros.

"É uma descoberta verdadeiramente sem precedentes e uma das maiores descobertas da história paleontológica britânica", diz o especialista, que pontua ter sido uma honra comandar a escavação. O Ictiossauro continuará sendo estudo pelos pesquisadores e serão levados para um local de conservação. Futuramente, será devolvido ao local de origem para exibição.

Fonte: BBC