Ictiossauro | Esqueleto gigante de "dragão-marinho" é encontrado no Reino Unido
Por Natalie Rosa • Editado por Luciana Zaramela |
Acaba de ser descoberto, no Reino Unido, o fóssil de um Ictiossauro, criatura que viveu há cerca de 180 milhões de anos. A descoberta do animal, conhecido também como "dragão-marinho", aconteceu na reserva Rutland Water Nature, e o exemplar em questão media cerca de 10 metros de comprimento.
- Dinossauro descoberto no Chile tinha cauda afiada que parecia arma de tortura
- Paleontólogos confirmam que Supersaurus é o dinossauro mais longo que já existiu
O réptil podia medir entre 1 a 25 metros, tendo vivido nos mares junto aos dinossauros. O fóssil é o mais completo do seu tipo encontrado no Reino Unido, e também o primeiro Ictiossauro da espécie Temnodontosaurus trigonodon encontrada no país.
"Sem precedentes"
A descoberta foi feita durante uma drenagem de rotina em fevereiro de 2021 por Joe Davis, líder da equipe de conservação da Rutland Wildlife Trust. A escavação, então, foi liderada pelo paleontólogo Dean Lomax, que já estudou milhares de Ictiossauros.
"É uma descoberta verdadeiramente sem precedentes e uma das maiores descobertas da história paleontológica britânica", diz o especialista, que pontua ter sido uma honra comandar a escavação. O Ictiossauro continuará sendo estudo pelos pesquisadores e serão levados para um local de conservação. Futuramente, será devolvido ao local de origem para exibição.
Fonte: BBC