Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elefantes realmente têm uma boa memória?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Outubro de 2021 às 15h54

Link copiado!

Nam Anh/Unsplash
Nam Anh/Unsplash

A expressão "memória de elefante" é muito famosa, mas será que os elefantes realmente se lembram com facilidade das coisas? Esse termo vem do estilo de vida desses animais. Acontece que os grupos costumam ser liderados por uma matriarca, que precisa memorizar os locais onde existe água nos tempos de seca e alimento, para garantir o bem-estar de todo o grupo.

De acordo com os especialistas, a habilidade de memorização espacial dos elefantes foi construída com o passar do tempo por meio das experiências de vida desses animais, com direito a uma adaptação às condições ambientais para sobrevivência e perpetuação da espécie. 

O notável poder de recordação , acreditam os pesquisadores, é uma grande parte de como os elefantes sobrevivem. As elefantes matriarcas, em particular, possuem um estoque de conhecimento social que suas famílias dificilmente podem prescindir, de acordo com uma pesquisa realizada em elefantes no Parque Nacional Amboseli, no Quênia.

Continua após a publicidade

Pesquisadores da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriram que grupos de elefantes com uma matriarca de 55 anos são mais propensos a reconhecer uns aos outros e identificar um desconhecido elefante. Outro grupo de pesquisadores estudou três manadas de elefantes durante uma severa seca de 1993 no Parque Nacional Tarangire, na Tanzânia, e percebeu que eles não apenas se reconhecem, mas também se lembram de rotas para fontes alternativas de alimento e água quando suas áreas normais secam.

Esses pesquisadores  da Wildlife Conservation Society (WCS) concluíram que os elefantes mais velhos se lembram de uma seca no parque que durou de 1958 a 1961, já que seus grupos sobreviveram à escassez migrando para áreas mais  distantes.  Os elefantes também reconhecem e podem rastrear a localização de até 30 companheiros por vez, de acordo com um estudo da Universidade de Saint Andrews, na Escócia. A conclusão que se tira é que: sim, a expressão "memória de elefante" faz jus ao animal.

Fonte: Com informações de Scientific American, Slate