Macacos estão usando pedras como brinquedos sexuais na Indonésia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Agosto de 2022 às 13h46

Denis Luyten/Domínio Público

Macacos indonésios foram flagrados utilizando pedras como brinquedos sexuais, segundo reportes e filmagens de cientistas canadenses em Bali. A hipótese é antiga, tendo sido proposta pelos mesmo cientistas do recente estudo, mas as novas observações dão mais suporte à sua veracidade.

As estrelas da vez são os macacos-cinomolgos (Macaca fascicularis), como reportado pelos pesquisadores originalmente à News Scientist. De acordo com o reporte, foram identificados macacos tanto fêmeas quanto machos esfregando pedras em seus genitais para a obtenção de prazer. Um estudo sobre o caso foi publicado na revista científica Ethology em 4 de agosto.

Macacos e seus brinquedos sexuais

Macacos de diferentes idades foram vistos realizando a masturbação assistida por ferramentas, com algumas características únicas: as fêmeas, por exemplo, são mais criteriosas na escolha das pedras, mas os jovens machos realizavam a atividade com mais frequência. As observações não tomaram muito tempo para renderem o flagrante, segundo os cientistas.

Conversando com o veículo LiveScience, a autora principal do estudo, Camilla Cenni, da University of Lethbridge de Alberta, Canadá, relatou uma certa regularidade na atividade dos primatas. Segundo ela, eles não a realizam constantemente, mas se eles forem vistos começando a brincar com pedras, é provável que acabem realizando estímulos sexuais.

Os macacos-cinomolgos têm uma boa relação com pedras, as carregando para todos os lados, as esfregando em superfícies e batendo-as uma contra a outra. Considerada uma forma de brincadeira, a manipulação rochosa tem uma natureza provavelmente cultural, já que é vista apenas em algumas comunidades. A masturbação com pedras vem dessas práticas, mas foi observada em apenas um grupo de macacos na Indonésia.

Ao considerar o uso de ferramentas pelos primatas, segundo Cenni, normalmente pensamos em questões de sobrevivência, como o uso de pedras para quebrar nozes pelos chimpanzés. Há diversos estudos, no entanto, mostrando que utilizar objetos dessa maneira não precisa, necessariamente, ser uma questão de sobrevivência, o que é bem evidenciado pelo reporte canadense.

O estudo que precede a descoberta foi publicado em 2020, focando nos símios machos. Na população de macacos-cinomolgos, o mais jovens são os mais ativos com as pedras, enquanto os mais velhos são os que lhes dão menos atenção, provavelmente por terem acesso às fêmeas mais maduras. Há, no entanto, diversas variações individuais.

Os macacos estudados frequentam centros urbanos e o Santuário da Floresta dos Macacos Sagrados, na cidade de Ubud. Livres, eles costumam ser alimentados pelos humanos locais, o que, segundo cientistas, relaxa a pressão para realizar atividades de coleta, os dando mais tempo para brincar com as pedras.

Comportamentos sexuais costumam ser mais vistos em outras espécies, como o bonono, espécie de chimpanzé que utiliza o sexo para apaziguar conflitos em sua comunidade.

Fonte: Physiology & Behavior, Ethology, LiveScience