Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hominídeos semelhantes a hobbits poderiam habitar ilha na Ásia, sugere cientista

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Abril de 2022 às 20h25

Link copiado!

Ahda_gallery/Unsplash
Ahda_gallery/Unsplash

O planeta Terra ainda reserva inúmeros mistérios, mas algumas possibilidades podem ser realmente surpreendentes. É o caso da suposta existência de um grupo de hominídeos semelhantes aos hobbits — uma espécie de humanos pequenos e peludos, eternizada pelo escritor J. R. R. Tolkien na trilogia do Senhor dos Anéis — em uma ilha da Indonésia.

Sobre as criaturas que lembram os humanos, o ex-professor da Universidade de Alberta, no Canadá, Gregory Forth, sugere que estes seres estão ou estiveram vivos "até aos tempos atuais ou muito recentes", a partir de lendas de um povo indígena que vive na ilha de Flores. No entanto, a questão é bastante controversa e faltam evidências concretas.

Continua após a publicidade

Origem do hominídeo

A hipótese de Forth foi defendida recentemente em um artigo para a revista The Scientist e está detalhada no livro, ainda não publicado, Between Ape and Human (Entre macacos e humanos, em tradução literal). O autor basicamente correlaciona a descoberta de fósseis na ilha da Indonésia com as lendas de uma tribo local, chamada Lio.

Em 2004, o cientista conta que "o mundo científico foi abalado pela descoberta de fósseis de uma espécie minúscula de hominídeo na ilha Flores da Indonésia. Nomeada como Homo floresiensis e datada do final do Pleistoceno, a espécie era aparentemente contemporânea dos primeiros humanos modernos nesta parte do Sudeste Asiático". Isso é fato.

Apesar das semelhanças físicas com os primeiros humanos, Forth explica que, em certos aspectos, "o diminuto hominídeo lembrava australopitecos e até chimpanzés". Na época, os fósseis foram comparadas a descoberta de um alienígena, por causa de suas características únicas. Esta espécie tinha cerca de um metro de altura e era algo entre o humano e o macaco, o que o autor busca explorar no seu livro.

Continua após a publicidade

Existem evidências dos hobbits?

Apesar do impacto da descoberta da espécie que poderia se assemelhar aos hobbits, os pesquisadores sabiam que aqueles seres estavam extintos. No entanto, Forth colecionou relatos de membros da comunidade local sobre a existência de criaturas semelhantes. Este também pode ser um fato.

“Meu objetivo ao escrever o livro era encontrar a melhor explicação — ou seja, a mais racional e empiricamente mais bem fundamentada — dos relatos [da tribo] de Lio sobre as criaturas”, justificou Forth sobre a ideia, no mínimo, polêmica.

Continua após a publicidade

“Isso inclui relatos de avistamentos de mais de 30 testemunhas oculares, com todas as quais falei diretamente. E concluo que a melhor maneira de explicar o que me disseram é que um hominídeo não-sapiens sobreviveu em Flores até o presente ou tempos muito recentes”, completa o seu raciocínio.

Na mitologia de Lio, os humanos podem se transformar em outras espécies como parte da “mudança para novos ambientes e adoção de novos modos de vida”. Na visão do pesquisadores, isso poderia sugerir uma conexão entre humanos e os ​descendentes dos H. floresiensis.

Apesar dos relatos, faltam provas concretas e evidências que justifiquem a existência destes seres na ilha da Indonésia no presente momento. Este é um outro fato que questiona, por completo, a hipótese que envolve a existência de hobbits reais.

Fonte: The Scientist