Nosso cérebro encolheu ao longo dos últimos milênios; o que isso significa?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Novembro de 2021 às 08h30

twenty20photos/envato

O cérebro ainda é a parte do corpo humano que mais intriga os cientistas, com direito a vários mistérios, e um estudo publicado na revista científica Brain, Behavior and Evolution traz à tona mais uma questão: por que o cérebro dos seres humanos encolheu ao longo do tempo? Ssegundo a análise, o órgão diminuiu 5% ao longo dos últimos 50 mil anos.

"Uma das características mais notáveis ​​da fisiologia humana é o grande tamanho do cérebro humano em relação ao corpo. Nos últimos 4 milhões de anos, o tamanho do corpo dos hominídeos aumentou, mas com o cérebro crescendo a taxas desproporcionais em relação ao resto do corpo. Em contraste com grande parte da evolução dos hominídeos, houve reduções significativas na massa cerebral nos últimos 50 mil anos", observa o estudo.

A teoria do artigo para explicar a tendência de mudanças no tamanho nos últimos milênios é que o cérebro simplesmente seguiu um declínio em relação ao tamanho do corpo humano em si. Os pesquisadores apontam que o tamanho do cérebro está necessariamente ligado ao tamanho do corpo, pois mais neurônios são necessários para controlar maior massa nos animais, enquanto a altura e a massa corporal são responsáveis ​​por diferenças significativas nos cérebros modernos.

Cérebro menor: isso é um problema?

Ao contrário do que pode se pensar, a redução do tamanho do cérebro não está necessariamente relacionada com a inteligência: "Independentemente de saber se os declínios no tamanho do cérebro são causados ​​em resposta a outras mudanças físicas no corpo e adaptações comportamentais, ainda não está claro se a função cognitiva geral em humanos realmente diminuiu", afirma o artigo, que acrescenta que a capacidade cognitiva é subjetiva.

Fonte: Brain, Behavior and Evolution