Publicidade

Golfinhos sorriem uns para os outros quando estão felizes

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Heather Paul/Flickr/CC BY-ND 2.0
Heather Paul/Flickr/CC BY-ND 2.0

De forma parecida com os humanos, diferentes animais podem rir e sorrir, como macacos, ratos ou pássaros. Agora, os golfinhos-roaz (Tursiops truncates) passam a integrar a seleta lista de bichos brincalhões e que sorriem, segundo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Pisa, na Itália. A conclusão reforça outros achados sobre o comportamento animal.

Os golfinhos já são conhecidos, há muitos anos, pela incrível inteligência e pela tendência a jogos entre eles e até com outras espécies. No caso dos sorrisos (definidos pela expressão de abrir a boca de modo análogo ao sorriso humano), eles ocorrem como uma forma de comunicação positiva durante as brincadeiras, como um sinal de que estão felizes, o que evita a possível interpretação de que aquilo pode ser uma briga.  

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para chegar a essas conclusões, o estudo recém-publicado na revista iScience analisou as expressões faciais de mais de 20 golfinhos criados em cativeiro, em aquários na Itália e na França. 

Golfinho pode sorrir?

O sorriso dos golfinhos foi presenciado durante as brincadeiras, mas existe um elemento quase sempre fundamental para a troca de sorrisos ocorrer: os animais precisam estar um no campo de visão do outro, como se estivessem se olhando

Durante as análises comportamentais, 89% dos sorrisos foram obtidos neste contexto. Quando o sorriso de um golfinho era percebido pelo outro, a expressão era devolvida com outro sorriso em 33% das vezes. A resposta era gerada em segundos, como se fosse um tipo de reflexo.

Em alguns casos, a expressão era acompanhada de vocalizações específicas, mas que não foram analisadas nesta pesquisa. Os autores indicam a necessidade de mais pesquisas para interpretar os sinais que podem ser "gargalhadas"

O curioso é que, em outras atividades, como disputas, nado paralelo ou mesmo de cabeça para baixo, os sorrisos não foram observados. 

Origem da expressão facial dos golfinhos

Continua após a publicidade

“Sinais de boca aberta [em forma de sorriso] e imitação rápida aparecem repetidamente na árvore genealógica dos mamíferos, o que sugere que a comunicação visual desempenhou um papel crucial na formação de interações sociais complexas, não apenas em golfinhos, mas em muitas espécies ao longo do tempo”, afirma Elisabetta Palagi, autora sênior e bióloga evolucionista da Universidade de Pisa, em nota.

“A boca aberta relaxada [sem sinal de morder], vista em carnívoros sociais, rostos de macacos brincando e até mesmo risos humanos, é um sinal universal de brincadeira, ajudando os animais a sinalizar diversão e evitar conflitos”, completa.

Embora o estudo tenha se concentrado em golfinhos que vivem em cativeiro, a equipe entende que essa expressão facial semelhante ao sorriso deve ocorrer também na natureza, com o mesmo intuito de sinalizar brincadeiras.

Fonte: Scimex, Flickr