Publicidade

Fungo é batizado em homenagem aos vermes de areia de Duna

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Divulgação/Warner Bros
Divulgação/Warner Bros

No universo ficcional de Duna, criado pelo norte-americano Frank Herber, os vermes de areia conhecidos como Shai-Hulud, na língua do povo Fremen, causam espanto e admiração como se fossem deuses. Eis que pesquisadores da Hungria descobriram um novo fungo, a espécie Tulostoma shaihuludii, e resolveram homenageá-lo com o nome da criatura gigante que habita o planeta desértico Arrakis.

Os resultados da expedição, descritos em artigo na revista científica MycoKeys, não se limitaram à descoberta do fungo que tem semelhanças com os vermes de areia gigantes de Duna. Outras três espécies foram identificadas: Tulostoma dunense, Tulostoma hungaricum e Tulostoma sacchariolens​.

Espécie inspirada em Duna

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Liderado pelo cientista Péter Finy, da Eötvös Loránd University (ELTE), o estudo investigou espécies de fungos que crescem em um habitat arenoso na região da Panônia, parte da Hungria que faz fronteira com a Sérvia.

O local é o primeiro ponto de semelhança entre a espécie Tulostoma shaihuludii e os vermes de areia. Afinal, ambos crescem, vivem e se alimentam em locais que remetem aos desertos, mesmo que em planetas diferentes.

Além disso, os dois organismos têm algumas semelhanças físicas, como sugerem os autores na seguinte comparação:

Para conhecer melhor a nova espécie, vale dizer que se trata de um fungo gasteroide do tipo puffballs ("bolas de pó"). Eles recebem este nome porque liberam nuvens de esporos, semelhantes a uma nuvem de poeira, quando o corpo maduro se rompe de forma passiva ou quando sofre algum baque (impacto).

No entanto, definitivamente, o fungo terrestre não se alimenta de humanos vivos, nem em casos acidentais. A espécie também não se parece em nada com a retratada na série The Last of Us, da HBO Max.

Vermes de areia vão mais longe

Parece que o mundo acadêmico está realmente aficionado com o universo de Duna. Em março deste ano, pesquisadores da University of Kansas (KU) nomearam uma espécie de anelídeo recém-descoberta em homenagem aos vermes de areia.

Continua após a publicidade

Desta vez, foi o verme Shaihuludia shurikeni, localizado na fronteira entre os estados norte-americanos de Utah e Idaho. Segundo os autores do estudo publicado na revista Historical Biology, a criatura fossilizada teria vivido no período Cambriano, há cerca de 500 milhões de anos.

Coincidência ou não, as homenagens à obra do autor Herber acontecem perto da estreia de mais um capítulo da adaptação cinematográfica de Duna para as telas, sob a direção de Denis Villeneuve. Em março de 2024, será lançado Duna: Parte 2, com a presença de Timothée Chalamet (Paul Atreides) e Zendaya (Chani).

Fonte: MycoKeys, KU Historical Biology