Publicidade

Fracasso produtivo torna o aprendizado 2x mais rápido, mostra estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Setembro de 2021 às 14h40

Link copiado!

Newman_studio/Envato Elements
Newman_studio/Envato Elements

Qual é a melhor forma de aprender um novo conteúdo? De forma geral, consideremos que é preciso conhecer primeiro a teoria e, em seguida, a prática. No entanto, um novo estudo suíço observou que esta regra não funciona tão bem na maioria das vezes. Inclusive, é mais provável que alguém aprenda melhor lidando, inicialmente, com as questões práticas e vivenciado o fracasso produtivo.

Publicado na revista científica Review of Educational Research, a metanálise — estudo que compara resultados de outras pesquisas sobre o tema — do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ) analisou 53 estudos feitos anteriormente. Todas questionavam qual estratégia de aprendizagem é mais eficaz: instrução antes da prática ou vice-versa.

Continua após a publicidade

“Se você deseja obter resultados de aprendizagem ideais, é melhor resolver primeiro um problema que seja especificamente relevante para um tópico antes de explorar os princípios subjacentes”, afirma Manu Kapur, professor do ETHZ e um dos autores da metanálise. Nesses casos, o aprendizado ocorre através do conceito chamado de fracasso produtivo.

Entenda a pesquisa sobre a melhor forma de aprender

Durante o estudo, os pesquisadores investigaram o quão bem os estudantes em idade escolar e universitários compreendiam os conceitos das disciplinas de matemática, física, química, biologia e medicina. Além disso, buscaram avaliar se estes alunos conseguiam aplicar os conhecimentos, com sucesso. Vale observar que o estudo não considerou a habilidade de aprendizado de leitura ou de escrita e nem as ciências humanas, por isso, as descobertas podem ter um limite prático.

Quase metade (45%) dos alunos testados tinham entre 12 e 18 anos. Mais de um terço (37%) estava na universidade, e um em cada seis (15%) estava na escola primária (1º ao 5º ano do ensino fundamental). Além disso, quase metade (43%) dos alunos eram da América do Norte. Também foram contabilizados jovens da Europa (26%) e da Ásia (28%).

Continua após a publicidade

De acordo com os autores, todos os alunos obtiveram mais sucesso na aprendizagem quando tiveram que resolver exercícios e problemas antes que os conceitos exigidos fossem explicados. Essa vantagem foi ainda mais forte em alunos do ensino médio e universitários do que para alunos do ensino fundamental.

“Praticar antes de aprender a teoria é quase duas vezes mais eficiente do que receber um ano de instrução de um professor excelente”, explica o professor Kapur. Agora, se os alunos falham “produtivamente” durante o estágio de prática, seus resultados de aprendizagem são até três vezes melhores do que o que um bom professor pode alcançar em um ano de ensino, defende.

Como aplicar o fracasso produtivo na educação?

Continua após a publicidade

Para usar o fracasso produtivo como um aliado no ensino, os pesquisadores definem as 4 principais bases para o método de aprendizado. São elas:

  • O problema que será apresentado para os alunos deve ativar o máximo de conhecimento já adquirido possível. Isso porque a falha produtiva, segundo Kapur, “requer um certo conhecimento prévio". Se uma pessoa deseja resolver um problema estatístico, ela deve pelo menos estar familiarizada com os conceitos mais fundamentais, como a média;
  • Os alunos devem reconhecer o déficit entre o que eles fazem e o que ainda não sabem, o que aumentará a consciência de que mais conhecimento deve ser adquirido;
  • É preciso que os alunos estejam receptivos a novos conceitos e tenham interesse em resolver o problema. Para isso, a etapa anterior pode ser um excelente caminho;
  • Por fim, o educador deve trazer uma boa explicação, onde será conceituado e aplicado um novo conceito. Nesse momento, ele poderá demonstrar porque as soluções dos alunos não atingiram o objetivo.

“Os resultados da aprendizagem dependem do ensino de tal forma que todos esses quatro mecanismos desempenham um papel fundamental”, afirma Kapur. Isso é ainda mais forte quando os alunos lidam com problemas que podem ser apreendidos intuitivamente, mas para os quais ainda não têm o conhecimento necessário para resolvê-los.

Para acessar o estudo completo sobre a importância do fracasso produtivo na educação, clique aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurity