Fóssil de aranha com pernas espinhosas intriga cientistas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Maio de 2024 às 12h23

Paul Selden/Universidade do Kansas

Nos Estados Unidos, uma dupla de paleontólogos descobriu o fóssil de uma aranha bastante única, com 308 milhões de anos. Diferente de qualquer aracnídeo conhecido pela ciência na história, o artrópode tem as pernas espinhosas e “fortes”. É como se fosse uma versão "primitiva" das aranhas modernas, o que está intrigando os cientistas.

“Este aracnídeo compacto tinha um comprimento corporal de cerca de 1,5 centímetros e é caracterizado por suas pernas notavelmente robustas e espinhosas — de tal forma que é bastante diferente de qualquer outro aracnídeo conhecido, vivo ou extinto”, afirma Paul Selden, pesquisador da Universidade do Kansas e do Museu de História Natural de Londres, em nota.

Selden é um dos responsáveis pela descoberta da espécie nomeada como Douglassarachne acanthopoda. Embora o estudo tenha acabado de ser publicado na revista Journal of Paleontology, o fóssil misterioso foi descoberto nos anos 1980. Entretanto, ninguém tinha se aprofundado em sua análise até agora.

Aranhas com pernas espinhosas

Parte do mistério em torno da espécie está relacionado com o local em que foi descoberto, a região de Mazon Creek, no estado norte-americano de Illinois. A área é conhecida por ter abrigado uma enorme floresta tropical, há milhões de anos, com uma grande diversidade de espécies igualmente curiosas.

“Douglassarachne acanthopoda é um exemplo particularmente impressionante de uma dessas formas [de vida] extintas” que habitaram a região, explica Jason Dunlop, outro cientista responsável pela descoberta. Dunlop é parte do Museu de História Natural de Berlim.

Aparentemente, essa característica única, envolvendo as pernas espinhosas e robustas, não foi compartilhada entre os descendentes ao longo dos milhões de anos de evolução.

Parentes modernos?

Como as peças bucais não estão preservadas no achado fóssil, é “difícil dizer exatamente qual grupo de aracnídeos são seus parentes mais próximos”, pontua Selden. No entanto, entre as espécies conhecidas, nenhuma aranha tem pernas parecidas.

A hipótese é que a espécie curiosa tenha sido extinta durante o período conhecido como colapso da floresta tropical carbonífera, quando as exuberantes florestas entraram em processo de declínio.

Aranhas e opiliões

"As pernas muito espinhosas do fóssil lembram alguns opiliões modernos, mas seu plano corporal [anatomia corporal] é bastante diferente de um opilião ou de qualquer outro grupo conhecido de aracnídeos”, afirma Dunlop.

Na comparação com a aranha de pernas espinhosas, o paleontólogo menciona os opiliões, que também pertencem à classe dos aracnídeos. Entretanto, eles são diferentes das aranhas e podem eliminar uma secreção com cheiro ruim quando se sentem ameaçados. Por isso, recebem popularmente o nome de aranha-bode ou ainda aranha-fedorenta. A seguir, veja um opilião:

Fonte: Journal of Paleontology e Universidade do Kansas