Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Força G: entenda o maior desafio enfrentado pelos atores de Top Gun: Maverick

Por| Editado por Rafael Rigues | 31 de Maio de 2022 às 10h00

Link copiado!

Paramount Pictures
Paramount Pictures

Se você achou as cenas de voo em Top Gun: Maverick empolgantes, imagine os atores, que viveram a emoção de voar em caças F/A-18 de verdade! Isso mesmo, eles não usaram dublês durante as filmagens: os astros embarcaram em aeronaves militares e tiveram que enfrentar a temida força-g, que inclusive pode colocar sua saúde em risco. A força-g experimentada pelos pilotos de caça pode ser tão intensa que uma pessoa sem o devido treinamento provavelmente desmaiaria. Isso ocorre porque essa força tem grande impacto sobre os tecidos dos nossos órgãos e o sistema cardiovascular.

Mas o que é a força-g? Trata-se da aceleração exercida sobre nós quando estamos em movimento. Mas ela não tem uma relação direta com a força da gravidade, que nos puxa sempre em direção ao centro da Terra. Aliás, escreve-se com g minúsculo justamente para diferenciarmos da força gravitacional (G).

Continua após a publicidade

A força-g é definida com o valor de 9,80665 m/s² (ou 9,81, para facilitar). Essa é apenas uma maneira de descrever essa força quando comparada com a aceleração da gravidade. Se estivermos sob 1 g, teremos contra o corpo, no sentido oposto ao do movimento do avião, a pressão correspondente à aceleração de 9,80665 metros por segundo ao quadrado.

Em outras palavras, 1 g equivale exatamente à aceleração natural que experimentamos quando saltamos de paraquedas, por exemplo. Nosso corpo está bem adaptado a isso, pois é a mesma força exercida sobre nós, para baixo, quando nos levantamos.

Contudo, há outros níveis de força-g. Se estivermos em um carro rápido o suficiente, experimentaremos níveis mais elevados de força-g. Para calcular os outros níveis, basta multiplicar pela constante gravitacional (para 2 g, multiplicamos 2 por 9,81, e assim por diante).

É por isso que quando estamos dentro de um carro realizando uma curva nosso corpo sente uma pressão no sentido oposto à direção dessa manobra. Nos veículos populares, a força g não representa muito perigo, mas em caças, como os de Top Gun: Maverick, há sérios riscos para a saúde.

Para se adaptar, os atores participaram de um programa de treinamento com o coordenador aéreo LaRosa Jr. começando com uma aeronave menor, o Cessna 172, e migrando gradualmente para modelos mais potentes. Para se ter uma ideia, a segunda etapa do treinamento dos atores foi em um avião acrobático, o Extra 300, capaz de puxar com força de até 8 g. Os próximos níveis foram em um L-39 Albatross e, finalmente, no F/A-18. Esse processo tornou o corpo deles quase tão resistente à força-g quanto o de um piloto.

Se não fosse pelo treinamento similar ao que os pilotos são submetidos, Tom Cruise, Monica Barbaro e seus colegas sofreriam muito com os efeitos do g-LOC, que incluem a perda de consciência devido à drenagem do sangue do cérebro, causando hipóxia cerebral.

A decisão de usar jatos de verdade, com câmeras IMAX montadas dentro e fora dos F/A-18, foi crucial para permitir uma imersão completa do público. E com o treinamento, os "pilotos" não tiveram nenhum problema durante as filmagens. Se as cenas de deixaram sem fôlego e convencido pela atuação dos astros em caças de verdade, agradeça a LaRosa Jr.

Continua após a publicidade

Fonte: Variety