Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete Falcon 9 é lançado pela SpaceX e retorna à Terra com sucesso

Por| 22 de Dezembro de 2015 às 08h53

Link copiado!

Foguete Falcon 9 é lançado pela SpaceX e retorna à Terra com sucesso
Foguete Falcon 9 é lançado pela SpaceX e retorna à Terra com sucesso
Tudo sobre SpaceX

Pioneira na exploração comercial do espaço, a SpaceX obteve sucesso no lançamento e retorno do foguete Falcon 9 lançado nesta segunda-feira (21) nos Estados Unidos. A missão bem sucedida acontece quase seis meses após a explosão de um foguete que levaria suprimentos à Estação Espacial Internacional, que se desintegrou no ar em menos de três minutos.

O lançamento aconteceu às 20h29 no horário local (23h29 no horário de Brasília) em Cabo Canaveral, no estado da Flórida, e a transmissão aconteceu ao vivo pela internet. Logo após à propulsão, o primeiro módulo do foguete se desprendeu de sua base, conforme previsto, regressando à Terra suavemente enquanto a outra parte da nave seguiu levando satélites para a órbita terrestre.

A empresa do magnata Elon Musk vem estudando e desenvolvendo projetos de sistemas de lançamento espacial reutilizáveis, e esse é o primeiro foguete já lançado na Terra cujo primeiro módulo retornou intacto ao nosso terreno. O sucesso foi obtido bastante graças ao sistema de resfriamento do motor, bem como melhorias geral na engenharia do foguete, o que significou 33% mais performance no lançamento do Falcon 9.

Continua após a publicidade


Normalmente, os primeiros módulos de foguetes são descartados, mas com o sucesso desta segunda-feira a SpaceX espera reduzir dramaticamente o custo do lançamento de novas naves e objetos ao espaço. A tecnologia, inclusive, deverá ser utilizada na missão da NASA que levará o homem à Marte.

Confira o vídeo da transmissão:

Continua após a publicidade

Fonte: Gizmodo