Foguete Falcon 9 explode menos de três minutos depois do seu lançamento

Por Redação | 29 de Junho de 2015 às 08h44
photo_camera Foto: Reprodução/Bruce Weaver

O foguete Falcon 9, que carregava suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS), explodiu no último domingo (28) momentos depois do seu lançamento, que aconteceu às 11h21 (horário de Brasília). Segundo a empresa SpaceX, contratada pela NASA, a nave espacial detectou uma anormalidade e acabou se desintegrando no céu em menos de dois minutos.

O CEO do SpaceX, Elon Musk, se manifestou em seu perfil no Twitter no momento em que a falha foi detectada. "A Falcon 9 teve um problema um pouco antes da primeira parada programada. Ela fornecerá mais informações assim que rever os dados".

No vídeo abaixo é possível ver o exato momento da explosão:

Esta missão é a primeira não completada da Falcon 9, que já concluiu 18 viagens com sucesso. O foguete levaria para os astronautas na ISS quase duas toneladas de alimentos, suprimentos e experimentos científicos para durar até outubro.

A SpaceX planejava que o lançamento fosse a terceira tentativa de pousar o foguete, sendo um feito que revolucionaria as viagens espaciais. Ninguém saiu ferido na explosão, pois a nave espacial não transportava nenhum tripulante.

Em uma coletiva de imprensa, a NASA falou sobre o acontecido:

"A SpaceX tem demonstrado capacidades extraordinárias em suas primeiras seis missões de reabastecimento da Estação e nós sabemos que eles podem replicar esse sucesso. Vamos trabalhar e apoiar a SpaceX para avaliar o que aconteceu, entender os detalhes da falha e corrigi-las para seguir em frente. Este é um lembrete de que o voo espacial é um desafio incrível, mas podemos aprender com cada sucesso e com cada contratempo. A tentativa de lançamento de hoje não vai nos impedir de continuar nosso ambicioso programa de voos espaciais tripulados".

Fonte: Daily Dot

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.