Estudo indica que chimpanzés podem falar a palavra "mamãe"
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Um novo estudo da Scientific Reports revisitou vídeos antigos de chimpanzés em cativeiro pronunciando a palavra “mamãe” e concluiu que esses animais realmente podem ter estruturas neurais para a fala. Por décadas, pesquisadores presumiram que diferenças entre cérebros de primatas explicam por que humanos podem falar e os chimpanzés não, mas o grupo do KTH Royal Institute of Technology Axel Ekström discorda da teoria.
Muitos cientistas tentam entender por que os animais não falam, e no que diz especificamente a respeito dos macacos, essa curiosidade é ainda maior — já que, afinal, eles estão tão próximos de nós.
Pesquisando em vídeos públicos antigos, a equipe encontrou vídeos de dois chimpanzés proferindo o que soa como “mama”, ensinada por seus cuidadores que falavam inglês. Além disso, analisaram uma gravação sonora de um terceiro chimpanzé em um filme de televisão dos anos 1960 falando as palavras “papa” e “cup”.
“Esses resultados corroboram um crescente conjunto de evidências de que os grandes símios aprendem a produzir sons vocais”, diz o estudo.
Sistema audiovocal
Isso pode significar que nosso sistema neurológico audiovocal pode ser muito mais antigo do que se pensava. Nossa linhagem de primatas compartilhou um ancestral comum com os chimpanzés pela última vez há milhões de anos.
Embora os chimpanzés geralmente prefiram gestos a sons quando se comunicam na natureza, eles ainda usam várias vocalizações. Além disso, sua linguagem baseada em gestos é estruturada exatamente como a nossa linguagem vocal. Os gibões também são conhecidos por produzir mais de 20 sons diferentes com significados distintos.
“Nossas descobertas demonstram que, na ausência de exame direto baseado em dados, as capacidades de produção vocal dos grandes símios foram subestimadas. Os chimpanzés possuem os blocos de construção neurais necessários para a fala”, diz o estudo. Veja um dos vídeos analisados, em que o animal diz “mama”:
“Nossas descobertas demonstram que, na ausência de exame direto baseado em dados, as capacidades de produção vocal dos grandes símios foram subestimadas. Os chimpanzés possuem os blocos de construção neurais necessários para a fala”, conclui o estudo.
Fonte: Scientific Reports