Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo identifica hábito raro destes sapos: carregar ovos nos "bolsos"!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Novembro de 2021 às 18h50

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Um estudo da Universidade de Newcastle (Inglaterra) identificou que uma espécie de sapo chamada Assa wollumbin tem um hábito raro: o macho fica perto dos ovos por cerca de seis dias, e depois os girinos sobem em pequenas bolsas perto do topo de cada perna, permanecendo lá até que criem suas próprias pernas, quando então começam suas vidas independentes.

A espécie vive nas florestas tropicais nas montanhas do leste da Austrália. Ao contrário de quase todos os outros anfíbios, eles colocam seus ovos no solo da floresta tropical, em vez de colocar na água. No estudo, a equipe examinou o DNA de duas rãs e reparou espécies separadas por diferenças sutis: a Assa wollumbin e a Assa darlingtoni.

As duas rãs analisadas são tão semelhantes que nem mesmo os especialistas conseguem distingui-las. No entanto, tendo identificado as diferenças genéticas, a equipe notou alterações em seus chamados de acasalamento. Os próprios pesquisadores reconhecem, no entanto, que provavelmente seria difícil identificar espécies na natureza somente com base nisso, sem um registro de cada uma para comparação.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, essas duas espécies se destacam pelo cuidado parental prestado pelos pais, uma vez que a proteção que o macho fornece aos girinos em desenvolvimento é uma característica bem marcante. “Apenas quatro das espécies em todo o mundo têm machos que cuidam dos girinos em desenvolvimento", aponta o estudo, que pode ser encontrado aqui.

Fonte: IFL Science