Publicidade

Esta é a única espécie de tubarão capaz de se locomover em terra

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Agosto de 2022 às 18h30

Link copiado!

David Clode/Unsplash
David Clode/Unsplash

A ideia de um tubarão poder se locomover em terra de maneira semelhante a um leão-marinho pode parecer inconcebível, mas cientistas israelenses descobriram essa inusitada habilidade na espécie epaulette (Hemiscyllium ocellatum). Na prática, o animal usa a barriga para deslizar por uma superfície bem rasa.

A teoria dos cientistas é que essa espécie desenvolveu a capacidade de se locomover em terra porque isso a ajudou a procurar comida em ambientes onde outros tubarões não conseguiam sobreviver. “Todas as características são selecionadas quando permitem que uma espécie sobreviva melhor e crie um ambiente onde seja seguro e possa obter comida”, apontam.

Esses tubarões que crescem até cerca de 1 metro de comprimento e nadam em recifes de coral rasos para caçar caranguejos e outros invertebrados, que constituem a maior parte de sua dieta. Quando a maré abaixa, eles deslizam por poças em busca dessas criaturas. Eles também aprenderam a subir no recife e se jogar na próxima poça.

Continua após a publicidade

Na prática, a espécie é capaz de se locomover por 30 metros ou mais em terra firme e ainda pode sobreviver quando o oxigênio é escasso, passando até uma hora em terra com uma única respiração. Essa capacidade também ajuda as dragonas a prosperar nas águas com baixo teor de oxigênio.

Uma grande questão sobre esse tubarão que os cientistas esperam responder é como uma espécie com tão pouca diversidade genética pode produzir indivíduos que diferem tanto em sua aparência. Acontece que os padrões nos pontos distintos da espécie variam tanto que não há dois indivíduos exatamente iguais. Uma espécie simplesmente enigmática para a ciência.

Fonte: Marine & Freshwater Research via LiveScience