Publicidade

É possível sentir o cheiro de chuva antes mesmo que ela chegue?

Por  • Editado por  Luciana Zaramela  | 

Compartilhe:
Osman Rana/Unsplash
Osman Rana/Unsplash

A chuva atua devolvendo à superfície a água que evapora dos rios e oceanos e pela transpiração das plantas. O vapor faz com que ela suba pela atmosfera, até que se condense em altitudes elevadas formando as nuvens. Mas será que é possível sentir o cheiro de chuva antes mesmo que ela chegue?

Muita gente gosta do que parece ser o cheiro de chuva, mas na verdade, isso vem de uma bactéria do solo chamada Streptomyces, que produz um composto chamado geosmina, cujo cheiro tanto atrai as pessoas. O que acontece é que as gotas de água atingem uma superfície e depois se achatam, o que retém bolsões de ar nos poros do solo.

Esses bolsos então saem da água e se tornam essencialmente minúsculos aerossóis. No processo, eles pegam vestígios de tudo o que estava no chão com eles, o que inclui a geosmina, que pode ser levantada pelo ar e transportada por grandes distâncias, até mesmo quilômetros à frente das próprias nuvens de chuva.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Então quando se sente esse cheiro de chuva antes mesmo que ela chegue, os especialistas teorizam que sejam essas partículas de aerossol. O fenômeno também explica por que as bactérias foram encontradas no alto da atmosfera, já que os minúsculos microorganismos são arrastados pelo vento.

Outro fator que contribui para o cheiro de chuva que se aproxima é a presença de ozônio no vento. O cheiro de ozônio no ar pode indicar que uma chuva forte está se aproximando, pois uma corrente descendente da tempestade envia o ozônio ao nível do solo, onde pode ser detectado pelos humanos.

Fonte: Nature CommunicationsNature Microbiology