Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É possível recriar os dinossauros a partir de DNA, como em Jurassic Park?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Agosto de 2021 às 13h50

Link copiado!

Domínio público
Domínio público

Em Jurassic Park, uma das sagas de filmes mais populares do mundo, vemos como uma equipe de cientistas recriou diversas espécies de dinossauros usando seus DNAs, extraídos de mosquitos presos em âmbar. Desde o lançamento do primeiro longa, muitos ainda devem se perguntar se o que é visto nele, ou ao menos uma parte, é possível na vida real.

William Ausich, professor de paleontologia da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, explica que o DNA é, basicamente, um conjunto de moléculas que carregam um código genético. Ou seja, um grupo de instruções que ajudam o organismo a se desenvolver. Cada DNA é diferente, definindo as características mais simples de um ser vivo, como a cor dos olhos e dos cabelos, por exemplo.

Continua após a publicidade

O cientista explica que é muito mais fácil encontrar amostras de DNA em partes moles de um animal, que consistem em órgãos, vasos sanguíneos, músculos, gordura e nervos. Todas essas partes dos dinossauros, no entanto, já não existem mais, pois eles estão extintos há mais de 65 milhões de anos.

O que sobrou, portanto, foram os fósseis dos dinossauros, encontrados após dezenas de milhões de anos imersos em barro, água e minerais. E, infelizmente, é difícil encontrar DNA nesses fósseis. O professor conta que o DNA se deteriora e desintegra depois de cerca de sete milhões de anos, e o último dinossauro morreu no final do período Cretáceo, há mais de 65 milhões de anos.

Sendo assim, mesmo com a melhor das tecnologias, um cientista não consegue extrair o DNA de um dinossauro a partir de um fóssil, tampouco recriar essas criaturas. Mesmo que, de alguma forma, fragmentos de DNA de um dinossauro sejam encontrados, os cientistas precisariam combinar esse achado com o DNA de algum animal em vida para gerar um organismo vivo. Porém, a criatura que sairia desse experimento seria um híbrido, a mistura de um dinossauro com outro animal. Recriar os dinossauros da forma em que foi feito no filme Jurassic Park, portanto, não é possível.

Continua após a publicidade

Fonte: The Conversation