Publicidade

É possível morrer após levar um tapa forte demais?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Março de 2022 às 20h30

Link copiado!

Andrew Le/Unsplash
Andrew Le/Unsplash

Desde o último domingo (27), não tem se falado em outra coisa: a cerimônia da entrega do Oscar de 2022. O motivo, no entanto, não poderia ser mais inusitado: os filmes estão longe de ser a pauta em questão, e o assunto mesmo é o tapa do ator Will Smith no comediante Chris Rock, após uma piada direcionada a Jada Pinkett Smith, esposa do ator. Judd Apatow, escritor e diretor, chegou a tuitar que "o tapa poderia ter matado Chris Rock".

Apesar de ter deletado a fala após uma repercussão cômica, com a internet em peso fazendo piada em cima da declaração, o artista não estava muito errado — há, sim, muitos registros de pessoas que faleceram após receber agressões de mão aberta em seus rostos, embora em condições muito diferentes. Temos, inclusive, estudos que trabalham a questão da força do tapa e até mesmo sua capacidade de... cozinhar coisas.

Continua após a publicidade

Tapas mortais

Acredite se quiser, mas há uma considerável seleção de indivíduos que não resistiram a tapas e acabaram por morrer em decorrência da aparentemente inofensiva agressão. Em 2017, um homem faleceu no estado americano da Geórgia após ser atingido por uma mão aberta e ter artérias da face rompidas, o que causou uma hemorragia cerebral. Em 2014, um canadense foi preso por estapear a filha de 13 anos com tanta força que ela veio a óbito: no mesmo ano, um jovem nova-iorquino deu um tapa fatal em um turista italiano, e, em 2015, um estudo médico demonstrou a morte de uma septuagenária que teve a causa primária em um estapeamento na bochecha.

E estas situações estão entre as mais normais que você pode encontrar no mundo das notícias. A polícia britânica deteve, em 2016, vários suspeitos após a morte de uma mulher em um evento de medicina alternativa onde a "cura" de toxinas era realizada através de tapas. Em 2019, essa mesma terapia agressiva matou uma pessoa na Austrália e levou o suposto curandeiro à prisão novamente. "Dar a outra face", não é? Há, ainda, casos onde o tapa não é causa primária, mas secundária, como um ciclista que, em 2020, levou um tapa de um passageiro de van, que também morreu ao cair da janela do veículo durante a proeza.

Continua após a publicidade

Ciência do tapa

Há um ano, uma simulação de computador respondeu a pergunta que quase nenhum de nós fez: é possível cozinhar um frango com um tapa? Bem, levando em conta a física pura e simples, a reposta é sim. O problema é que você teria de mover a sua mão a uma velocidade de 5.994,8 km/h (quase 6 mil quilômetros por hora) para ter energia o suficiente ao cozimento do frango. Extrapolando o tamanho e resistência oferecidos por uma cabeça humana, é possível compará-la a um frango — então é seguro afirmar que, nessas condições físicas, a morte de Chris Rock pela mão de Will Smith seria inevitável.

Abaixo, você pode conferir uma simulação de como o evento ocorreria com o frango como vítima. É claro que, em uma velocidade dessas, o frango entraria em cozimento, mas também se esmigalharia em partículas muito pequenas, numa explosão que destruiria o alimento e também a mão aplicadora do tapa.

Continua após a publicidade

Calha lembrarmos que, apesar do tom de brincadeira da notícia, o comediante Chris Rock não teve uma ameaça severa à sua vida decorrente do estapeamento, que teve um impacto moral muito maior, e que as intenções do ator Will Smith provavelmente eram bem mais puxadas para o drama da situação do que a intenção de machucar o alvo fisicamente. De uma forma ou de outra, desencorajamos qualquer tipo de agressão física contra outras pessoas, já que fica claro que mesmo um tapa pode ter consequências além do esperado.

Fonte: Futurism