Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dinossauro gigante descoberto há 15 anos finalmente ganha nome: Australotitan

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Junho de 2021 às 14h20

Link copiado!

Museu de Queensland
Museu de Queensland

Cientistas australianos finalmente classificaram uma nova espécie de dinossauro, quase 15 anos depois da sua descoberta. A identificação da criatura é o resultado de uma década de trabalho intenso e minucioso, que precisou de bastante cuidado devido às condições delicadas do material, ainda que muitas partes estejam intactas.

O dinossauro, que agora foi batizado de Australotitan cooperensis, também entrou na lista das 15 maiores criaturas que já pisaram na Terra, chegando a medir até 6,5 metros de altura, 30 metros de comprimento, e pesando até 70 toneladas.

Continua após a publicidade

Como parte da identificação, foi preciso comparar as ossadas com outras espécies já conhecidas, como os saurópodes, dinossauros herbívoros grandes, de pescoço e caudas longas e de pernas grossas. Os paleontólogos descobriram que a criatura está relacionada a três espécies de saurópodes: Wintonotitan, Diamantinasaurus e Savannasaurus.

A descoberta do dinossauro aconteceu em 2007 em Eromanga, cidade da Austrália que fica ao sul de Queensland, em uma fazenda pertencente a um casal, Robyn e Stuart Mackenzie. Antes do Australotitan, outras ossadas de dinossauros já haviam sido encontradas por lá, fazendo com que a família passasse a se dedicar à pesquisa.

Fonte: BBC