Publicidade

Descoberto fóssil intacto de menor ovo de dinossauro do mundo

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Gary Todd/Domínio Público
Gary Todd/Domínio Público

Uma descoberta duplamente interessante foi feita na China — é o menor ovo de dinossauro fossilizado do mundo, que, para completar, pertence a uma espécie totalmente nova de répteis antigos. O achado, revelado agora, foi feito em 2021, em uma obra em Ganzhou, quando surgiram seis ovos de dinossauro datados do final do Período Cretáceo (145 - 65 milhões de anos atrás).

Os fósseis estavam em um ninho também bem preservado, o que revelou informações contextuais importantes sobre o comportamento dos extintos animais. A Bacia de Ganzhou, na província chinesa de Jiangxi, é um sítio fossilífero famoso entre paleontólogos, tendo dado origem a inúmeras descobertas nesse campo da ciência, especialmente ovos de dinossauros.

Ovo de dinossauro com 80 milhões de anos

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Importante amostra da evolução dos dinossauros na Ásia, o ovo fossilizado foi estimado em 80 milhões de anos, aumentando a diversidade conhecida de ovos de dinossauros do Cretáceo. O tamanho diminuto desafia o que os cientistas supunham acerca da morfologia e limite de tamanho dos ovos de terópodes (grupo de dinossauros bípedes que inclui os tiranossauros e velociraptors).

O achado foi feito por uma equipe conjunta da Universidade de Geociências da China com o Instituto de Paleontologia de Vertebrados da Academia de Ciências da China. Os cientistas usaram técnicas avançadas, como escaneamento por microscopia de elétrons e difração por retroespalhamento de elétrons, métodos não-invasivos que permitiram investigar o interior dos ovos e ainda deixá-los intactos.

Descobrindo se tratar de uma nova espécie, ela ganhou o nome de Minioolithus ganzhouensis (literalmente “mini ovos de Ganzhou”), sendo um terópode não-aviano — ou seja, sem relação com as aves atuais —, conhecido apenas pelos ovos.

As características definidas até o momento são os ovos pequenos, arranjo irregular deles, ornamentação nodular e em formato de verme e com uma fronteira gradual entre as duas camadas estruturais do ovo. O ovo em si tem apenas 29 mm de comprimento, mas representa uma enorme descoberta, mostrando cada vez mais sobre a vida na Terra no final do Período Cretáceo.

Fonte: Historical Biology