Dente de mastodonte é encontrado por criança em reserva dos Estados Unidos
Por Natalie Rosa • Editado por Luciana Zaramela |
Julian Gagnon, uma criança de apenas seis anos, fez uma descoberta incrível no estado do Michigan, nos Estados Unidos. Durante caminhada com a família na reserva Dinosaur Hill Nature Preserve, na cidade de Rochester Hills, a criança encontrou um material rochoso parecido com um dente gigante.
- Ferramentas de ossos de elefante mostram que os Neandertais eram habilidosos
- Figuras encontradas em rochas da Amazônia foram feitas há mais de 12 mil anos
- Jurassic Park? Cientistas planejam criar híbrido de mamute extinto há 4 mil anos
"Eu só senti algo no meu pé e peguei", contou o pequeno Julian à imprensa local, brincando que achou que ia ganhar um milhão de dólares pela descoberta. Ao chegar em casa, a família fez uma pesquisa no Google e descobriu que não pertencia a um dinossauro, como imaginavam, mas sim a um mastodonte. Cientistas do Museu de Paleontologia da Universidade de Michigan analisaram o dente e confirmaram a origem.
O material encontrado pela criança é a coroa de um dente molar, que tem o tamanho de um punho de humano adulto, contando com protuberâncias bem elevadas no topo, características que diferenciam os mastodontes dos mamutes, outro parente extinto.
Os mastodontes são ancestrais antigos dos elefantes modernos e surgiram na Terra há cerca de 27 milhões a 30 milhões de anos. Antes de sua extinção, 10 mil anos atrás, essas criaturas de quase três metros de altura e seis toneladas viveram, principalmente, na América do Norte e Central.
O dente será doado ao museu, e Julian diz que a descoberta pode ser um sinal para ele seguir a carreira de paleontólogo.
Fonte: LiveScience