Publicidade

Figuras encontradas em rochas da Amazônia foram feitas há mais de 12 mil anos

Por| 04 de Dezembro de 2020 às 21h00

Link copiado!

José Iriarte/Universidade de Exeter
José Iriarte/Universidade de Exeter

Arqueólogos encontraram diversas pinturas em rochas localizadas em três abrigos na Floresta Amazônica, na região da Colômbia, possivelmente feitas pelos primeiros habitantes da região ainda na Idade do Gelo, há cerca de 11.800 a 12.600 anos. A pesquisa foi feita por especialistas da Universidade Nacional da Colômbia, da Universidade de Antioquia, também na Colômbia, e na Universidade Exeter, no Reino Unido.

As escavações que proporcionaram a descoberta aconteceram entre os anos de 2017 e 2018, mas somente agora o material encontrado começou a ser divulgado. Nas pinturas, é possível observar figuras de humanos, mas também a representação de animais já extintos, como o mastodonte, criatura da família dos elefantes, além de preguiças-gigantes e cavalos que viveram na Idade do Gelo.

Continua após a publicidade

Ainda foram gravadas, nas rochas, diferentes formas geométricas, cenas que representam caças, marcas de mão e ainda outros animais, como pássaros e cobras. As pinturas, que têm cor vermelha, foram feitas com pigmentos extraídos do ocre raspado, derivado da argila, formando uma das maiores coleções de arte rupestre já encontradas na América do Sul.

Segundo José Iriarte, da Universidade de Exeter, as imagens encontradas mostram que os humanos conviveram ao lado de animais gigantes, infelizmente já extintos, e os caçavam. "Eles se mudaram para a região em um momento de mudanças climáticas extremas, que estavam provocando mudanças na vegetação e na composição da floresta. A Amazônia ainda estava se transformando na floresta tropical que conhecemos hoje", diz Mark Robinson, colega de Iriarte. A descoberta traz, como dizem os pesquisadores, "um vislumbre emocionante e vívido" das primeiras pessoas que começaram a viver na Amazônia ocidental.

Fonte: BBC