Crosta da Terra revela as sete eras de transformação do planeta

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Fevereiro de 2023 às 19h00

American Museum of Natural History

A longa evolução da Terra através de seus 4,5 bilhões de anos está — quase literalmente — escrita em pedra: a própria crosta terrestre serve como um registro dos detalhes deste longo processo. Um artigo recente publicado na revista Reviews of Geophysics reconta a história do planeta a partir destes dados, identificando sete estágios marcados por diferentes acontecimentos geológicos e tectônicos.

Consistindo da crosta terrestre e da porção do manto superior logo abaixo dela, a litosfera corresponde a camada sólida mais externa do planeta. Nos continentes, ela é tipicamente dividida em três classes, de acordo com suas propriedades físico-químicas: os orógenos, as bacias sedimentares e as províncias ígneas. Estes primeiros, formações montanhosas e crátons — regiões de até 400 km de espessura, geralmente no centro de placas tectônicas — guardam os principais registros da evolução terrestre.

As províncias ígneas, por sua vez, são regiões formadas por afloramentos superficiais do magma que está abaixo da litosfera, enquanto as bacias sedimentares são formadas por detritos de elementos pré-existentes e recobrem os outros componentes da litosfera.

As sete fases de evolução da Terra

O estudo divide as sete eras de evolução do planeta em períodos que duram centenas de milhões de anos. Elas são indicadas a seguir, do passado mais distante até o momento atual, em bilhões de anos (abreviado como Ga — giga anos).

1. Proto-Terra — há cerca de 4,57 a 4,45 Ga
    Essa fase é caracterizada pelo resultado do acúmulo de partículas na nebulosa que deu origem a todos os planetas do sistema solar. Nela, foram formados os primeiros minerais e todo o material do planeta encontrava-se em um estágio “derretido”.
  2. Terra primordial — há cerca de 4,45 a 3,8 Ga
    A crosta começa a se solidificar, mas quase não há registros deste período, já que este material acabou destruído por meteoritos ou sendo “reciclado” — derretendo novamente e gerando novas rochas.
  3. Terra primitiva — há cerca de 3,8 a 3,2 Ga
    Com o progressivo resfriamento do planeta, inicia-se a formação em larga escala dos crátons que estão presentes hoje na litosfera e é nesse período que a terra firme aparece acima do nível do mar. Desgaste destas rochas também teve implicações na formação da atmosfera e na evolução química dos oceanos. Além disso, sedimentos do período começam a apresentar indícios de formas de vida terrestres primitivas.
  4. Terra juvenil — há cerca de 3,8 a 2,5 Ga
    O aumento na espessura dos crátons garante sua estabilização e permanência na Terra até hoje, formando a crosta continental. A exposição da crosta acima do oceano já é ampla ao redor do globo. A evolução da vida, por sua vez, segue se modificando, especialmente com a criação de novos habitats.
  5. Terra jovem — há cerca de 2,5 a 1,8 Ga
    Os crátons já estão estabelecidos em grandes continentes e as movimentações no magma abaixo da litosfera promove a deriva destes através da tectônica das placas. É importante observar que não foi durante toda a história da terra que estes movimentos no manto estiveram ligados a movimentos na crosta.
  6. Terra Média — há cerca de 2,5 a 0,8 Ga
    O período mostra uma relativa estabilidade no sistema terrestre, apesar dos movimentos tectônicos continuarem ocorrendo. Apesar de não terem sido mencionadas nas outras etapas, as formações de bacias sedimentares e províncias ígneas estão presentes já há bilhões de anos e são elas que ajudam a determinar os limites de cada um destes períodos.
  7. Terra Contemporânea — há cerca de 0,8 Ga até hoje
    Nota-se o início da formação de minerais mais jovens e a movimentação tectônica que dá origem à disposição atual dos continentes. O período também é marcado pelo desenvolvimento de complexas formas de vida animal e vegetal e fases glaciais que alteram significativamente a composição da atmosfera e da hidrosfera.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa pretendem continuar estudando o processo evolutivo do planeta. Seu foco agora está em como as primeiras atividades tectônicas se relacionam com os diferentes “depósitos de materiais” — litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. Além disso, eles aguardam amostras de missões espaciais em Marte, já que a superfície do planeta vermelho revela formações de fases evolutivas planetárias que são escassas na Terra.

Fonte: Reviews of Geophysic Via: Eos