Publicidade

Pão mais velho do mundo é encontrado na Turquia, com 8,6 mil anos

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Necmettin Erbakan Üniversitesi
Divulgação/Necmettin Erbakan Üniversitesi

Na Turquia, arqueólogos da Universidade Necmettin Erbakan e da Universidade de Anadolu podem ter encontrado o pão fermentado mais antigo da história. O "pão velho" foi feito há aproximadamente 8,6 mil anos em um assentamento neolítico, conhecido como Çatalhüyük.

Além da panificação rudimentar, os habitantes da Anatólia, localizada na atual Turquia, dominavam a cerâmica, cultivavam grãos, usavam tijolos em suas construções e, muito possivelmente, domesticavam animais. Desse modo, é válido afirmar que não eram apenas caçadores-coletores.

Descoberta do pão na Turquia

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nas escavações do sítio arqueológico em 2021, não estava claro o que era aquele artefato “esponjoso” embrulhado — era do tamanho da palma da mão. Os arqueólogos sabiam apenas que estava próximo a uma estrutura similar a uma fornalha. 

Para terminar o que era, foram necessárias inúmeras análises, incluindo as microscópicas. Assim, os cientistas conseguiram identificar que a massa era composta por grãos moídos, como cevada e trigo. A espécie de farinha tinha sido misturada com água e foi fermentada. No entanto, não chegou a ser assada e nem cozida. A idade foi determinada através de testes de radiocarbono.

Pão mais antigo do mundo?

“Podemos dizer que este achado em Çatalhüyük é o pão mais antigo do mundo”, afirma Ali Umut Türkcan, responsável pela escavação e pesquisador da Universidade de Anadolu, em nota. Além disso, o arqueólogo afirma que a Anatólia  é “o ponto de partida da arqueologia alimentar”.

No entanto, a alegação pode ser questionada, já que existem outros achados arqueológicos que rivalizam com o posto de "pão mais velho do mundo". É o caso de um pão descoberto no Deserto Negro da Jordânia, com estimados 14,4 mil anos.

A questão é que existem diferenças envolvendo o método de produção dos dois alimentos. O pão da Jordânia é caracterizado como um pão ázimo, do tipo achatado, sem fermentação. Já o da Turquia envolve um preparo mais complexo, já que foi fermentado.

Património mundial da Unesco

Continua após a publicidade

Vale destacar que Çatalhüyük é um Patrimônio Mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Isso porque é considerado um dos primeiros centros urbanos do mundo, uma protocidade do período Neolítico. Cerca de 8 mil pessoas habitavam o local, em que o pão mais antigo do mundo foi preparado.

Fonte: Universidade Necmettin Erbakan