Cobra azarada causa apagão no Japão, deixando quase 10.000 casas sem energia
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Luciana Zaramela |

Quantas cobras são necessárias para trocar uma lâmpada? No Japão, precisou apenas de uma para que 9.800 japoneses tivessem de trocar as suas na última quarta-feira (29). No caso, uma cobra foi até a estação de energia Tohoku Electric Power, na prefeitura de Koriyama, cidade de Fukushima, e causou um apagão com duração de cerca de uma hora.
- Rara cobra de duas cabeças é encontrada na África do Sul; veja fotos!
- Cacho de cobra-verde encontrado no Sul lança luz a fenômeno raro da biologia
O animal, segundo informações da Japan Today News, estava procurando por sombra quando invadiu a instalação e acabou entrando em contato com um fio, o que causou um desligamento de segurança às 14:10 horas. Os residentes, apesar de passarem calor numa tarde de verão sem poder usar o ar-condicionado, se compadeceram com o animal, mandando desejos de "Descanse em paz" à cobra pelas redes sociais.
Instalações humanas e animais
Não é de hoje que animais causam problemas à infraestrutura humana por aí. Também no Japão, já houve relatos de que quantidades excessivas de urina canina causaram a queda de um poste em 2021; em 2013, fezes de pássaros desabilitaram cerca de 25.000 semáforos. Fora do país, os problemas persistem.
Nessa mesma semana, especialistas alertaram que pássaros que descansam em fios elétricos nas redes de energia costumam pegar fogo, cair no chão e acabar causando incêndios florestais. Só nos Estados Unidos, pelo menos 44 incêndios entre 2014 e 2018 foram causados por animais em chamas, incluindo 161 km² queimados no estado de Montana, em 2017, por conta de um gavião carregando uma cobra, que atingiu as linhas elétricas.