Publicidade

Cachalotes soltam "bombas" de fezes para se defender de orcas

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Emma Li/Pexels
Emma Li/Pexels

Às vezes, os animais nos surpreendem com técnicas pra lá de questionáveis para sobreviver na natureza. Foi o caso de um grupo de baleias cachalotes, que na última terça-feira (19) foram flagradas em um vídeo usando "bombas" de fezes para se defender de possíveis ataque de orcas.

O registro foi feito por cientistas da Oceans Blueprint — uma organização de pesquisa em ciências marinhas e ambientais — que estavam a bordo do barco turístico Naturaliste Charters durante uma excursão turística em Bremer Canyon, um ponto de observação de baleias.

No vídeo, os cachalotes são seguidos por orcas, até que uma bolha escura sobe à superfície, na direção das predadoras. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em entrevista ao veículo ABC News Australia, um dos biólogos que testemunharam o evento revelou ter pensado se tratar de uma bolha de sangue, por conta de um ataque. No entanto, notaram depois que era uma "bomba" de fezes.

A cor avermelhada semelhante a sangue se dá pelo hábito alimentar dos cachalotes, que consiste principalmente de lulas. 

Mecanismo de defesa

Não é um evento ao acaso. Os cachalotes fizeram isso de maneira deliberada, como uma estratégia que os especialistas chamam de defecação defensiva.

As baleias da espécie não só defecam, como também usam a própria cauda para espalhar as fezes na direção dos predadores como uma tentativa de afugentá-los e confundi-los.

Veja:

O vídeo também mostra outro mecanismo de defesa utilizado pelo cachalote: reunir em uma formação circular, dirigir para o centro e abrir as caudas. É um comportamento que a espécie faz quando se sente ameaçada.

Continua após a publicidade

Outros animais usam excremento como "arma"

Os cachalotes não são os únicos que usam as próprias fezes para sobreviver no ambiente selvagem. O besouro-bombardeiro, por exemplo, tem glândulas especiais que produzem uma substância química irritante, misturada às suas fezes e lançadas na direção do predador.

Alguns lagartos da família Phrynosomatidae também esfregam as glândulas de suas pernas traseiras nas fezes e então esfregam as patas no corpo, espalhando um cheiro desagradável que serve para afastar os predadores.

Enquanto isso, algumas espécies de morcegos têm o hábito de fazer bolas de fezes que podem ser atiradas em seus inimigos.

Continua após a publicidade

Fezes de baleia são poderosas

E um ponto interessante é que as fezes das baleias são úteis contra o aquecimento global, porque ajudam no crescimento do fitoplâncton, seres microscópicos que removem carbono da atmosfera através da fotossíntese. Ou seja, as fezes das baleias não são apenas uma defesa. É quase um superpoder animal.

De qualquer forma, nessa última batalha com as orcas, os cachalotes deixaram claro que não estão para brincadeira: possuem uma arma poderosa e não têm medo de usar!

Fonte: ABC News Australia