Publicidade

Brasileira encontra raro e belíssimo dragão azul na areia da praia em SP

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Setembro de 2021 às 20h20

Link copiado!

Dalma Mesquita Ferreira/Rafael Mesquita/Arquivo pessoal
Dalma Mesquita Ferreira/Rafael Mesquita/Arquivo pessoal

Um animal estranho e curioso apareceu em uma praia do estado de São Paulo na última semana, e o flagra foi parar nas redes sociais. Dalma Mesquita Ferreira, arquiteta, conta que estava passeando em um dia frio na praia de Bertioga e avistou um dragão azul na areia (Glaucus atlanticus)

A criatura é um molusco bem pequeno e de cor azul intensa, que gosta de se alimentar de águas-vivas, principalmente caravelas-portuguesas. Ela solta uma toxina capaz de queimar a pele, mas não é venenosa. Essa substância é usada pelo bicho, inclusive, para se proteger dos predadores, e seus pequenos "braços" azuis, que até parecem que têm dedos, são usados para capturar e comer seu alimento.

O dragão azul vive em alto mar e é bastante raro que sobreviva caso vá parar na costa, principalmente quando encalha na areia. Esses animais acabam estacionando na superfície quando são levados por correntes marítimas e ventos. Então, a presença do animal em Bertioga foi um acidente.

Continua após a publicidade

"Ele é adaptado ao alto-mar por características e evolução, não tem os mesmos recursos de rastejar como as lesmas, porque está adaptado às colunas de águas em alto mar, não tem contato com o solo", contou Luiz Ricardo Sinome, zoólogo, em entrevista ao G1. Uma vez na areia, as chances de sobreviver são pequenas devido à mobilidade. Segundo Gemany Caetano, mestranda pelo Museu de Zoologia da USP, o animal não tem natação ativa e, se a maré não o levar de volta ao mar, ele morre.

Continua após a publicidade

Além do Brasil, o dragão azul pode ser encontrado na Austrália e em alguns países do continente africano. Os especialistas ressaltam que não é recomendado tocar no animal para evitar queimaduras, pois a sua substância urticária é a mesma das caravelas-portuguesas e águas-vivas. Se você vir uma  criatura dessas na areia, pode salvá-la usando alguma proteção nas mãos.

Fonte: G1