Bobi: cachorro mais velho do mundo pode ser uma farsa
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •
Nesta semana, o Guinness World Records suspendeu o recorde de cão mais velho do mundo, concedido a Bobi, um mastim-português que supostamente viveu por 31 anos na aldeia de Conqueiros, em Portugal. A suspensão ocorreu após dúvidas sobre a veracidade de sua idade, apontada por um time de veterinários.
- Como saber a idade de um cachorro em anos humanos?
- Como a ciência quer prolongar a vida dos cães em muitos anos
Conforme constava anteriormente no Livro dos Recordes, o cachorro mais velho de todos os tempos tinha nascido em 11 de maio de 1992. Com uma vida extremamente longeva, o cão português morreu em outubro no ano passado, alegadamente com mais de 30 anos.
Título de recordista suspenso
Em resposta à agência de notícias Associated Press (AP), a equipe do Guinness World Records afirmou que o título de cão mais velho de todos os tempos foi suspenso “enquanto uma revisão está em andamento”.
Na nota enviada na terça-feira (16), o grupo ainda explica que adotou tal medida em relação a Bobi após receber inúmeros questionamentos de veterinários. Nas redes sociais, outros profissionais também questionaram o recorde publicamente.
Isso porque, em média, um cão da raça mastim-português, também conhecida como rafeiro-do-Alentejo, vive entre 10 a 14 anos. Dessa forma, a idade de Bobi é de fato um ponto fora da curva.
Em sua defesa, o tutor Leonel Costa confirmou a idade do seu antigo cachorro. Ele comentou que a organização passou um ano revisando os dados antes de conceder o título e disse que não ganhava nenhum dinheiro com o reconhecimento.
Além de cão mais longevo, Bobi também tinha recebido outro título: o de cachorro vivo mais velho. Após a morte do mastim-português, o Guinness World Records já estava buscando por um novo titular.
Antes disso, o reconhecimento pertencia a Spike, um cão estadunidense da raça chihuahua. Até dezembro de 2022, ele tinha 22 anos e pesava 5,85 kg.
Quem é o cão mais velho?
Após a suspensão do título de cachorro mais velho da história, é possível presumir que, temporariamente, o antigo detentor do recorde, Bluey, reassuma a sua posição. Esse cão pertencia à raça boiadeiro-australiano e viveu cerca de 29 anos, de 1910 até 1939, na Austrália.
Fonte: AP News e Guinness World Records