Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber a idade de um cachorro em anos humanos?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Outubro de 2023 às 20h14

Link copiado!

Fxquadro/Envato
Fxquadro/Envato

Os cachorros vivem menos que os humanos. Enquanto os cães dificilmente ultrapassam os 20 anos, um ser humano vive quase 77 anos, em média, no Brasil. Apesar das diferenças, pesquisas buscam equiparar os anos de vida de um cachorro com os anos humanos.

Para fazer a comparação entre anos caninos e humanos, é comum escutar que um ano na vida do seu pet equivale a sete anos de vida humana. Nesse caso, um cão de dois anos teria 14 anos humanos. Só que isso não é verdade, já que os cães amadurecem em uma velocidade diferente dos bebês humanos.

Segundo estudo norte-americano, um filhote de raça média ou grande com um ano teria aproximadamente 30 anos humanos. Em outras palavras, ele já é um jovem adulto, que passou pela puberdade e pode ter descendentes saudáveis, na faixa etária em que os bebês nem falam direito. Após os dois anos de vida, é que a velocidade de envelhecimento dos pets começa a desacelerar.

Continua após a publicidade

Como calcular os anos caninos em humanos?

As estimativas sobre a equivalência entre os anos de vida de um cachorro com o de um humano foram feitas por pesquisadores da University of California San Diego (UCSD), nos Estados Unidos, e publicadas na revista científica Cell Systems.

Para estabelecer essa comparação, a equipe se baseou no campo científico da epigenética, o que engloba o impacto dos estímulos ambientais na ativação e no silenciamento de genes no decorrer da vida. Sendo mais preciso, eles mediram as alterações epigenéticas no DNA como resultado de um processo chamado metilação. Em seguida, compararam as alterações com as observadas em humanos em diferentes idades.

Continua após a publicidade

Para saber quantos anos o cachorro tem, vale se guiar pela seguinte tabela:

Idade do cachorro em anosIdade do cachorro equivalente em anos humanos
0,5 anos20 anos
1 ano31 anos
2 anos42 anos
3 anos49 anos
4 anos53 anos
5 anos57 anos
6 anos60 anos
7 anos62 anos
8 anos64 anos
9 anos66 anos
10 anos68 anos
11 anos69 anos
12 anos71 anos

A ferramenta que converte a idade de cães e humanos é bastante útil, mas ainda têm algumas limitações. Isso porque todo o estudo foi baseado em uma única raça, o labrador, considerado de porte médio a grande — estes animais tendem a viver menos que as raças pequenas.

Então, algumas variações devem ocorrer dependendo do tipo de cão. Para contornar essa limitação, a própria equipe planeja validar oportunamente a pesquisa com mais raças e animais de portes variados.

Continua após a publicidade

Aumentando a expectativa de vida dos cachorros

Como tempo médio de vida canina, uma pesquisa do VetCompass do Royal Veterinary College (RVC), no Reino Unido, descobriu que cães vivem cerca de 11,2 anos, após analisar a expectativa de vida de 30,5 mil cachorros, de 18 raças, que faleceram entre os anos de 2016 e 2020. Segundo a tabela da UCSD, isso representa mais de 69 anos humanos.

O interessante é que este levantamento britânico também identificou quais fatores afetam a expectativa média de um cachorro e, em alguns casos, é possível reduzir esses danos, mantendo o animal dentro do peso estipulado para a sua raça e idade, por exemplo.

Continua após a publicidade

A seguir, confira alguns fatores podem aumentar a média de vida do animal, como:

  • Cachorro sem raça definida (SRD) e/ou cães de pequeno porte, como Chihuahuas e Pinschers;
  • Fêmeas;
  • Cães castrados;
  • Não ser uma raça braquicefálica, como Buldogue francês, Buldogue Inglês e Pug;
  • Ter peso corporal considerado saudável.

Além disso, outros cuidados no dia a dia da vida do seu pet podem contribuir para aumentar a expectativa de vida, como dar as vacinas indicadas — a imunização contra a raiva deve ser anual —, escovar os dentes do cachorro, conferir atividades físicas e passeios diários, além de levar o animal ao veterinário com alguma regularidade.

O cão mais velho do mundo

Continua após a publicidade

Em alguns casos extremamente raros, os cães podem superar bastante essa expectativa. Segundo o Guinness Book of World Records, o cachorro vivo mais velho do mundo tem 31 anos, mora em Portugal e atende pelo nome de Bobi. Este é, de fato, um exemplo de longevidade no mundo canino.

Para ajudar os animais menos favorecidos pela genética que Bobi, cientistas do Dog Aging Project testam um novo medicamento, a rapamicina, buscando entender se o composto ajuda a prolongar o tempo de vida de cães idosos.

Fonte: RVC, Cell Systems e UCSD