SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Baleia extinta foi o animal mais pesado que já viveu na Terra

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Agosto de 2023 às 17h26

Link copiado!

Alberto Gennari/Nature
Alberto Gennari/Nature

Na costa do Peru, pode ter vivido, há aproximadamente 38 milhões de anos, o animal mais pesado que já habitou o planeta, segundo recentes descobertas paleontológicas. O título aparentemente pertence a uma espécie de baleia conhecida como Perucetus colossus.

Descrita pela primeira vez em estudo publicado na revista científica Nature, a baleia já extinta pesava entre 85 a 340 toneladas. Segundo os pesquisadores, a estimativa mais provável de peso da espécie colossal é de 180 toneladas.

Continua após a publicidade

Até então, o posto de animal mais pesado conhecido era ocupado por uma outra espécie de baleia, a Baleia-Azul (Balaenoptera musculus). Em risco de extinção, a espécie pesa entre 100 a 150 toneladas. Curiosamente, ela parece ser mais alongada que a outra espécie que viveu há milhões de anos.

Baleia extinta foi o animal mais pesado que já existiu?

Para recriar as suas dimensões e estimar o peso da baleia extinta, os cientistas se basearam nos fósseis encontrados do animal colossal, durante as escavações feitas no deserto de Ica — região que está a 305 km de distância da capital Lima.

Continua após a publicidade

Pelos ossos serem tão grandes e densos, os pesquisadores tiveram dúvidas sobre o que exatamente representavam no início dos estudos. Foram necessárias análises microscópicas para confirmar que não eram, por exemplo, pedras.

A principal hipótese que justifica o porquê de ossos tão pesados gira em torno do fato dessa espécie de baleia não ter a capacidade de esvaziar os pulmões para mergulhar. Cheia de ar, precisaria ser muito pesada, como de fato eram, para afundar na água.

Até o momento, foram coletadas 13 vértebras, 4 costelas e uma parte da pélvis da Perucetus colossus. No entanto, ainda faltam ossos importantes para montar o quebra-cabeça de como era verdadeiramente o animal mais pesado do mundo, como o crânio. Neste ponto, alguns detalhes são meramente especulativos.

Continua após a publicidade

Dúvidas sobre o real peso do animal extinto

Embora as primeiras evidências apontem para o fato da baleia extinta ser o maior animal que já viveu na Terra, alguns pesquisadores são céticos quanto a esta afirmação, alegando que mais ossos precisam ser encontrados para que se comprove a questão.

É o caso do paleontólogo Nicholas Pyenson, do Smithsonian Institution. “Descobrir o peso corporal de uma espécie extinta é muito, muito difícil”, explica em comunicado. Inclusive, ele argumenta que não é possível estimar, com muita precisão, o quanto acrescentar de gordura, por exemplo.

Para os que ficaram curiosos em ver os fósseis do provável animal mais pesado da Terra, vale comentar que os achados foram integrados à coleção permanente do Museu de História Natural de Lima.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature (1) e (2)