Bactérias submarinas sentem os campos magnéticos da Terra

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2023 às 14h13

Avanti_photo/Envato

Alguns animais possuem superpoderes dignos de personagens dos quadrinhos, e um estudo publicado na revista Frontiers in Microbiology revelou o potencial das bactérias submarinas que deixaria o Magneto (de X-Men) cheio de inveja: sentir os campos magnéticos da Terra.

Conhecidas como bactérias magnetotáticas, estão presentes, no estudo, em uma amostra recolhida durante uma expedição da Universidade de Tóquio no sul da calha Mariana, no oeste do Oceano Pacífico. A equipe envolvida analisou geneticamente essas amostras que estavam a 2.787 metros abaixo da superfície.

“As bactérias que coletamos continham principalmente magnetossomos em forma de 'bala', que vemos como uma forma 'primitiva' e inferimos que não mudaram muito ao longo de muitos milênios. Na verdade, o ambiente em que as encontramos é semelhante ao da Terra primitiva, quando se estima que o ancestral das bactérias magnetotáticas tenha surgido”, apontam os pesquisadores.

Suas capacidades se devem a organelas chamadas magnetossomos, que contêm cristais de ferro envoltos em uma membrana.

A principal teoria dos pesquisadores é que as bactérias desenvolveram essa capacidade para ajudar a navegar em áreas de baixa concentração de oxigênio. Seus apêndices podem ajudá-las a nadar muito bem, mas a atração magnética dá o empurrão necessário em ambientes hostis.

Bactérias magnetotáticas e vida extraterrestre

Os autores do estudo acreditam que essas bactérias magnetotáticas podem ajudar até a compreender a vida extraterrestre, já que as fontes hidrotermais do oceano profundo têm semelhanças com ambientes de outro mundo e talvez estudá-las com mais calma possa fazer com que se entenda a respeito de possíveis candidatos à vida em outras partes do Sistema Solar, além da Terra.

“As fontes hidrotermais de águas profundas atraem a atenção não apenas como o berço de uma vida subaquática única, mas também como um potencial habitat análogo para a vida extraterrestre. O ambiente onde amostramos as bactérias é semelhante ao que pensamos que era Marte quando ainda havia água corrente na sua superfície, há cerca de 3 mil milhões de anos”, refletem os pesquisadores.

O que tem nas profundezas do oceano?

Acredite: tão misteriosa quanto a vida extraterrestre é a população nas profundezas do oceano. Existem diversas criaturas abissais que fogem do que vemos como convencional no reino animal.

Felizmente, a ciência não está tão às cegas assim, e já é capaz de apresentar curiosidades sobre as profundezas do oceano. Por exemplo: a luz não é capaz de alcançar grandes profundidades. Um mergulhador que se aproxima dos 200 metros de profundidade já começa a deixar de perceber a cor azul. Dali para baixo, é um mergulho em uma total escuridão.

Vale entender que nas profundezas do oceano, existe uma pressão gigante, mas muitas espécies aquáticas são totalmente adaptadas para essas condições. É o caso, é claro, das bactérias marinhas que sentem os campos magnéticos da Terra, por exemplo.

Fonte: Frontiers in MicrobiologyOceano Para Leigos