Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ave de apenas 5 meses bate recorde de voo mais longo da história

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Novembro de 2022 às 18h39

Link copiado!

DennisJacobsen/envato
DennisJacobsen/envato

Uma ave de apenas cinco meses da espécie Limosa lapponica (mais conhecido como fuselo) quebrou o recorde de voo sem escalas mais longo da história. O pássaro migrou da Alasca à Tasmânia, em um percurso de mais de 13,5 mil quilômetros. As informações vêm do Centro Pūkorokoro Miranda Shorebird, na Nova Zelândia.

O filhote, que tem cerca de 5 meses, decolou em 13 de outubro e pousou apenas no dia 25 de outubro, depois de bater as asas sem parar por 11 dias e 1 hora, ou 265 horas contínuas. Anteriormente, esse recorde pertencia a um macho adulto da mesma espécie, que voou 13 mil quilômetros do Alasca a Nova Gales do Sul, na Austrália, em outubro de 2021.

Ao fazer isso, o mesmo pássaro acabou quebrando seu próprio recorde (12.070 km) do Alasca à Nova Zelândia, que foi definido em outubro de 2020.

Continua após a publicidade

A maioria das aves dessa espécie termina suas migrações na Nova Zelândia ou na Austrália continental. No entanto, o jovem recordista fez uma curva errada no final da rota, ao se aproximar da Nova Zelândia, voou entre os dois países e acabou no lado errado da Austrália.

Os fuselos fazem sua migração inaugural até seis semanas depois que seus pais já voaram para o sul no inverno. Esse tempo permite que os jovens passem mais tempo engordando antes de sair em sua jornada. O interessante é que a maioria dos jovens consegue encontrar os adultos, apesar de nunca ter viajado para o destino antes.

Fonte: Live Science, The Guardian