Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como as aves migratórias usam o campo magnético da Terra para se guiar?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Fevereiro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Unsplash/Barth Bailey
Unsplash/Barth Bailey

Aves migratórias usam uma "bússola" magnética para saber exatamente onde e quando encerrar a migração, segundo um estudo liderado pela Universidade de Oxford. Graças a quase um século de dados com espécies monitoradas, a equipe pôde avaliar como as aves usam sinais do campo magnético da Terra como um indicador de quando e onde parar.

Não é novidade que aves migratórias podem percorrer enormes distâncias para retornarem ao seu local de nascimento ou reprodução, mas, exatamente como isso acontece, até então era um mistério.

Continua após a publicidade

Essas aves possuem dispositivos biológicos chamados magnetorrecepção, que os permitem sabe para qual direção seguir, onde pousar para reproduzir e fazer ninhos — e com grande precisão.

O novo estudo investigou se os pássaros também usam sinais do campo magnético, como a inclinação magnética — ângulo entre o campo magnético da Terra e sua superfície — ou a intensidade magnética, o campo como um todo.

Os pesquisadores usaram 17.799 registros de aves anilhadas entre 1940 a 2018, para analisar como a espécie migratória toutinegra-do-junco (Acrocephalus scirpaceus) utilizou as informações magnéticas para as longas viagens.

Continua após a publicidade

Se o campo magnético da Terra sofre variações ao longo do ano, os pesquisadores disseram que tais mudanças seriam também refletidas na transição gradual da posição das áreas onde as aves fazem ninho.

Pássaros "enxergam" o campo magnético da Terra

Os resultados indicaram que a inclinação magnética é a principal informação que os pássaros utilizam para retornar aos locais de acasalamento ou nidificação (quando constroem seus ninhos). É como se parâmetros específicos de inclinação sinalizassem à ave o momento de parar.

Além disso, os pesquisadores ressaltaram que a inclinação magnética seria o sinal que menos varia, por isso a alta precisão que estas espécies têm de reencontrar tais locais durante a migração. Então, com seus mecanismos biológicos, estas aves migratórias conseguem usar os sinais magnéticos da Terra para migrar em segurança e com sucesso.

Continua após a publicidade

O estudo foi publicado na revista Science.

Fonte: Science, Via ScienceAlert