Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Airbus quer ser a primeira empresa a fabricar satélites em plena órbita da Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Março de 2021 às 16h10

Link copiado!

Reprodução/Airbus
Reprodução/Airbus

A empresa aeroespacial Airbus foi selecionada pela Comissão Europeia para desenvolver espaçonaves como parte do programa Horizon 2020. O projeto, intitulado Peraspera In-Orbit Demonstration (PERIOD), pretende fabricar e montar satélites a partir da órbita terrestre. Até agora, a fase A/B1 do estudo tem orçamento previsto em 3 milhões de euros e duração de dois anos.

O PERIOD pode ser considerado um precursor das futuras fabricações de estruturas em órbita, revolucionando a maneira como sistemas espaciais são projetados e executados. O projeto também pretende ser pioneiro na construção dos principais componentes de um satélite, como refletores de antena, montagem de peças da espaçonave e eventuais substituições de carga útil da máquina. Tudo isso diretamente no espaço.

As vantagens neste tipo de produção são muitas, se comparado aos tradicionais meios — satélites produzidos e montados na Terra para então serem colocados em órbita. Dessa maneira, etapas relacionadas ao lançamento, como massa do lançador, limite de volume e resistência são dispensados. O projeto ajudará a Europa a desenvolver capacidade e infraestrutura industrial, tornando-se a primeira no mercado da manufatura e manutenção em órbita. Uma missão de demonstração, com flexibilidade e menor custo, poderia ser feita usando a infraestrutura da Estação Espacial Internacional (ISS).

Continua após a publicidade

O chefe de futuros projetos de Exploração Espacial, da Airbus, Silvio Sandrone, diz que a empresa já trabalha em tecnologias de fabricação em órbita por mais de uma década e o programa PERIOD ajudará a Europa a movimentar seu know-how tecnológico — com isso, estando preparada para os próximos níveis. Sandrone diz: “os futuros sistemas espaciais de grande escala só podem ser fabricados e montados em órbita, por isso é crucial que a Europa esteja na vanguarda desta capacidade chave".

A Airbus já desenvolve uma série de outros programas de pesquisa no espaço, como Metal 3D, que seria a primeira impressora 3D a ser implantada no espaço já no próximo ano. Em outro projeto, o MANTOS, financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA), a empresa demonstrou a montagem robótica com Inteligência Artificial (AI) — com apoio da Agência Espacial Alemã (DLR).

Fonte: Space Daily