Publicidade

Agência Nacional de Aviação estuda a volta do Boeing 737-8 MAX no Brasil

Por| 14 de Agosto de 2020 às 20h45

Link copiado!

Agência Nacional de Aviação estuda a volta do Boeing 737-8 MAX no Brasil
Agência Nacional de Aviação estuda a volta do Boeing 737-8 MAX no Brasil
Tudo sobre Boeing

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) declarou, nesta sexta-feira (14), já estar estudando o retorno das operações do Boeing 737-8 MAX, polêmico modelo de aeronave que teve seu uso cancelado em diversos países após se envolver em dois acidentes fatais. No Brasil, apenas a GOL utiliza o veículo, possuindo um total de sete unidades em sua frota; todas estão paralisadas desde o começo de 2019.

Segundo o comunicado oficial, a ANAC analisará “uma proposta de modificação do sistema de controle de voo” do avião, que foi encaminhada pela norte-americana Federal Aviation Administration (FAA) no dia 3 de agosto. A mesma diretriz foi enviada para outras autoridades globais de aviação civil que, juntas, formam um comitê para validar o retorno das operações do modelo.

“Esse material deve ficar sob consulta por um período de 45 dias, quando a FAA publicará a regra final correspondente, contendo as instruções de cumprimento mandatório necessárias para o retorno seguro às operações destas aeronaves. No Brasil, a volta das operações deste tipo de modelo ainda passará por validação final da ANAC, que desde abril de 2019 faz parte do grupo de autoridades validadoras”, explica a agência.

Continua após a publicidade

Investigações a respeito dos dois incidentes mostraram que ambos foram causados por falhas no software conhecido como MCAS (Maneuvering Characteristics Augmentation System ou Sistema de Aumento das Caraterísticas de Manobra), que forçaram ângulos inapropriados e dificultaram a retomada da trajetória correta por parte dos pilotos. A Boeing afirma ter realizado uma revisão nos códigos para impedir que o problema volte a ocorrer.

Fonte: ANAC