Razer Blade 14 é atualizado com chips Ryzen 6000H e novas GPUs Nvidia
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
A Razer aunciou durante a CES 2022 a nova geração do laptop gamer compacto da marca, o Razer Blade 14. A primeira geração da máquina foi o primeiro notebook da companhia a contar com hardware da AMD, e recebeu elogios pelo equilíbrio entre tamanho e desempenho, significativamente superior ao de concorrentes na mesma categoria.
- Notebooks gamers ficarão ainda mais caros, alerta executivo da Razer
- Review Razer Kraken V3 | O headset gamer com som imersivo
A versão atualizada chega corrigindo alguns dos pontos criticados no antecessor, como o acabamento, ao mesmo tempo em que traz configurações ainda mais potentes, com chips Ryzen 6000H e as novas GPUs da família RTX 3000, assim como aprimoramentos no som, câmera, memórias e mais.
Razer Blade 14 traz chips Ryzen 6000H e novo acabamento
O Razer Blade 14 mantém o elogiado corpo compacto do antecessor, mas agora emprega o acabamento especial aplicado pela marca no Blade 15 e Blade 17, que impede a permanência de marcas de dedo na carcaça. A fabricante também revelou ter investido na usabilidade, aumentando o tamanho das teclas e do teclado, além de utilizar laser para criar as aberturas das caixas de som, de modo a trazer um visual mais caprichado e evitar que poeira se acumule na região.
Foi no processamento que o dispositivo sofreu mais modificações, com a novidade mantendo a parceria com a AMD e trazendo agora os recém-anunciados processadores da linha Ryzen 6000H, até o Ryzen 9 6980HX — fabricados em 6 nm, os chips são os primeiros da linha Ryzen a superar a barreira dos 5,0 GHz. Além disso, foram implementadas as novas Nvidia GeForce RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti, junto à opção básica com a RTX 3060, em configurações de até 100 W.
Com a adição da nova família de CPUs, o aparelho é um dos primeiros da Razer a contar com memória DDR5, a 4.800 MT/s, e finalmente suporta SSDs M.2 NVMe baseados no barramento PCI-E 4.0, capazes de atingir taxas de transferência acima dos 7 GB/s. Fora isso, a empresa adicionou uma MUX Switch, que permite desabilitar a GPU integrada para que a GPU dedicada envie sinal direto para a tela do notebook, aumentando o desempenho.
Preço e disponibilidade
A nova geração do Razer Blade 14 chega ao mercado ainda no primeiro trimestre de 2022, mas ainda não teve preços anunciados.