CES 2024 | Cooler Master lança novo monitor MiniLED GP2711
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A Cooler Master lançou o novo monitor GP2711 de 27 polegadas, resolução QuadHD (2560 x 1440), painel em MiniLED e pixels Quantum Dot. Além da tecnologia MiniLED reduzir o “vazamento” de luz pelas bordas em imagens muito escuras, ela oferece contraste entre 3.000:1 e 3.000.000:1 em HDR, com os Quantum Dos garantindo uma cobertura de cores de 95% DCI-P3.
- Quais as diferenças entre as tecnologias miniLED e microLED
- sRGB, Adobe RGB, DCI-P3: o que são gamas de cores
O GP2711 será apresentado durante a CES 2024 e ainda tem taxa de atualização de 165Hz e tempos de resposta abaixo de 4ms GtG (Cinza-para-Cinza), atendendo bem o público gamer. A alta fidelidade de cores também faz dele uma boa escolha para profissionais de edição de imagem e vídeo.
Contraste entre OLED e LCD, mas sem burn-in
Muitos monitores ainda utilizam painéis LCD, tanto por serem mais baratos que telas OLED do que por serem mais resistentes ao efeito burn-in, que pode danificar a tela ao expor imagens estáticas por muito tempo. No entanto, os LEDs padrão costumam emitir mais luminosidade, mesmo em imagens escuras, fazendo com que a cor preta fique “lavada”, como um cinza-escuro.
Os MiniLEDs, como os utilizados pela Cooler Master no GP2711 ainda são LEDs padrão, como os das telas LCD, mas muito menores, e resistentes ao burn-in. Com uma área menor e maior densidade de LEDs em um painel é possível reduzir consideravelmente o efeito “blooming” nas bordas dos monitores, e entregar contrastes de até 3.000.000:1 em modo HDR.
O GP2711 ainda oferece boa conectividade com HUB USB embarcado, porta USB-C, uma entrada DisplayPort e duas HDMI. A fabricante não divulgou preço, mas é importante ressaltar que a tecnologia MiniLED é bem mais cara e a versão do GP27 vendida no Brasil atualmente custa entre R$ 5 mil e R$ 8 mil dependendo do revendedor.