Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | ASKA A5 é o SUV voador que promete acabar com seus dias de trânsito

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Janeiro de 2023 às 09h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Aska Fly, empresa californiana especializada em mobilidade urbana, foi à CES 2023 disposta a causar um grande impacto no recém-criado mercado de carros voadores e eVTOLs. Aproveitando o principal evento de tecnologia do mundo, a fabricante mostrou o ASKA A5, um legítimo carro voador elétrico que pode ser usado tanto em terra quando no ar.

Projetado para levar até quatro ocupantes, o ASKA A5 é equipado com seis rotores elétricos e um a gasolina, que garantem um ótimo fator de redundância aeronáutica para o voo. Com isso, a certificação junto ao FAA, órgão que regula a aviação nos Estados Unidos, está em processo mais avançado.

Continua após a publicidade

Mas, ao ver de perto o ASKA A5, ficamos surpresos com seu porte. Segundo a empresa, ele é do tamanho de um SUV quando está com as asas e rotores recolhidos. No evento, ele estava no modo "voador", mas em imagens é possível perceber que a fabricante não estava falando nenhuma bobagem.

Para se locomover nas estradas dos EUA, o ASKA A5 vai precisar mesmo ter um tamanho normal. Mas, levando em conta que os norte-americanos amam carros enormes, é natural que o modelo da Aska passe pela prova sem maiores problemas.

Já a operação, segundo a Aska, pode ser feita em qualquer heliporto ou vertiporto, ou até mesmo em uma pista pequena de avião, já que a decolagem pode ser vertical ou diagonal, com pouquíssimo espaço. Segundo Maki Kaplinsky, COO e cofundadora da Aska, o ASKA A5 precisa de apenas 5 segundos para decolar, em um raio de 76m.

Continua após a publicidade

Bons números de desempenho

A Aska não revelou todas as especificações técnicas do ASKA A5, mas disse, ao menos, a autonomia e a velocidade máxima do carro voador. Ele pode voar por até 400km com uma única carga, podendo atingir até 241 km/h. O teto operacional ainda será revelado, pois os testes sob supervisão do FAA ainda seguem. No solo, a velocidade máxima é de 112 km/h.

Para carregar a bateria, qualquer estação de recarga de carros elétricos pode ser utilizada. A capacidade da bateria, porém, também não foi revelada pela Aska.

Continua após a publicidade

ASKA A5: Preço e disponibilidade

A Aska aproveitou a CES 2023 para iniciar a pré-venda do ASKA A5. Para reservá-lo, você deve depositar a quantia de US$ 5 mil para a empresa, que ainda não revelou o valor final do produto.

O lançamento está programado para 2026.