CES 2023 | Stellantis amplia parceria para produção em massa de seu carro voador

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

A CES 2023 está recheada de novidades, e a Stellantis, fabricante dona de marcas como Fiat e RAM, entre outras, é uma das mais atuantes. A empresa anunciou a extensão de uma parceria com a Archer Aviation para, em breve, produzir seu próprio carro voador 100% elétrico.

A Stellantis poderá injetar até US$ 150 milhões na startup nos próximos dois anos, reforçando o contrato fechado entre elas em 2020 e se tornando, assim, a fabricante exclusiva da aeronave eVTOL batizada de Archer Midnight.

“Essa parceria única no setor de mobilidade aérea urbana aproveitará os respectivos pontos fortes e competências de cada empresa para levar a aeronave Midnight ao mercado. A Archer traz sua equipe de eVTOL de classe mundial, trem de força elétrico e especialistas em certificação, enquanto a Stellantis contribuirá com tecnologia e experiência de manufatura avançada, pessoal experiente e capital para a parceria”, explicou a montadora.
Continua após a publicidade

Parte do capital que será investido pela Stellantis na Archer Aviation servirá também para colocar de pé as instalações em Covington, na Geórgia. A ideia é que tudo esteja funcionando perfeitamente para que a produção em massa da Midnight tenha início já em 2024.

“Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico com planos de aumentar nossa participação demonstra como a Stellantis está ultrapassando os limites para fornecer liberdade sustentável de mobilidade, das ruas e rodovias aos céus. Apoiar a Archer com nossa experiência em fabricação é outro exemplo de como a Stellantis liderará a maneira como o mundo se move”, apostou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

Como será o futuro carro voador da Stellantis?

Continua após a publicidade

O Archer Midnight promete ser um carro voador - ou eVTOL (veículo de pouso e decolagem vertical) - com recursos interessantes para brigar por um lugar em um mercado que não para de crescer, o de táxi aéreo.

“O reconhecimento contínuo da Stellantis pelo progresso da Archer em direção à comercialização e o compromisso de recursos significantes para construir a aeronave Midnight conosco, coloca a Archer em uma posição forte para ser a primeira no mercado”, apostou Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer.

Segundo as empresas, a Midnight foi projetada para ser segura, sustentável e silenciosa. A aeronave foi projetada com carga prevista de 454 quilos e terá a capacidade de transportar cinco pessoas, incluindo o piloto.

Continua após a publicidade

A velocidade estimada é de 161 quilômetros por hora, e o objetivo é fazer viagens curtas, de no máximo 32 quilômetros (ida e volta), com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.