Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2022: Samsung lança TVs Micro LED e QLED com controle avançado de iluminação

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2022 às 10h35

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Mesmo que a CES 2022 esteja oficialmente marcada para começar no dia 5 de janeiro, várias marcas já adiantaram algumas de suas novidades para o evento. É o caso da Samsung, que mostrou sua nova geração de televisões com as tecnologias Micro LED e Quantum Mini LED (QLED), com modelos de até 115 polegadas e novas opções em dimensões menores, além de anunciar melhorias que chegarão à linha Lifestyle.

Micro LEDs para precisão máxima de imagem

Continua após a publicidade

Para a experiência mais otimizada possível, os modelos Micro LED deverão trazer os recursos mais atualizados em relação a componentes internos e qualidade geral de imagem. Com versões de 89, 101 e 110 polegadas, os produtos trazem mais de 25 milhões de LEDs com ativação individual e dimensões de poucos micrômetros — de acordo com a Samsung, as novas televisões são capazes de oferecer "cores com profundidade e precisão impressionantes, além de um nível aumentado de clareza e contraste".

Com escala de cinza de 20-bit, as novas televisões Micro LED ainda podem oferecer mais de um milhão de níveis de brilho e cor, o que deverá aprimorar ainda mais a qualidade de imagem, especialmente em conteúdos que trazem alto alcance dinâmico (HDR). Os modelos ainda cobrem 100% das gamas de cor DCI e Adobe RGB, o que deverá reduzir as imprecisões de tons em diferentes estilos de cena.

A construção dos produtos também revela rapidamente que se tratam de modelos premium, com bordas ultrafinas que permitem um aproveitamento de até 99,99% de tela em relação ao total do espaço do painel frontal, segundo a Samsung. Assim como o modelo The Frame apresentado no passado, é possível utilizar as televisões como quadros para exposição de obras de arte enquanto a televisão está em standby — a geração deste ano vem com peças exclusivas do designer Refik Anadol.

As televisões ainda trazem suporte para Multi View com quatro telas simultâneas em 4K a 120 fps, e Dolby Atmos para som imersivo e multidimensional, com speakers na parte superior, lateral e inferior.

Continua após a publicidade

Neo QLED com mapeamento avançado de contraste

A Samsung também aproveitou para destacar os seus novos modelos Neo QLED, que trazem um processador Neo Quantum avançado com aprimoramentos em imagem e som. Com a tecnologia Shape Adaptive Light, a televisão é capaz de analisar linhas, formas e superfícies para controlar o formato da luz emitida pelos Quantum Mini LEDs, o que permite melhorias significativas em brilho e precisão dos conteúdos exibidos.

O processador também permite um mapeamento avançado de contraste em conjunto com a luz traseira (back-light), em que a gradação de brilho passa de 12-bit para 14-bit — com isso, é possível alternar entre 16.384 níveis de iluminação, quatro vezes mais do que os 4.096 níveis presentes nos modelos anteriores.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, o Real Depth Enhancer é um algoritmo de "multi-inteligência" que melhora a qualidade da imagem ao reconhecer e processar os objetos que aparecem no display e seus respectivos fundos, para gerar uma sensação aprimorada de profundidade. Já o modo EyeComfort é capaz de identificar as condições de luz do ambiente, e gradualmente diminuir o brilho e/ou aplicar cores mais quentes à medida que as horas passam, para melhorar a qualidade do sono por conta da redução de luz azul, que é mais agressiva para o olho humano.

As capacidades de emissão de som também foram melhoradas. Com a tecnologia OTS Pro (Object Tracking Sound), é possível obter som direcional com base no posicionamento dos elementos que aparecem em cena — a Samsung destacou a presença de novos speakers voltados para cima, capazes de oferecer áudio potente e imersivo, especialmente nos conteúdos compatíveis com o Dolby Atmos.

Modelos Lifestyle com menos reflexos

Continua após a publicidade

As novas tecnologias da linha Lifestyle estão especialmente voltadas para reduzir efeitos de reflexos. Com três certificações recebidas pelo Underwriter Laboratories, as televisões podem oferecer "as experiências mais agradáveis e confortáveis de visualização", de acordo com o que foi informado pela própria Samsung.

O modelo The Frame, que simula uma moldura de quadro, recebeu novas tecnologias de painel que evitam marcas de impressões digitais, além da redução dos reflexos — ele será vendido em versões que variam entre 32 e 85 polegadas. Enquanto isso, a The Serif tem visual mais ousado e vem com 43 a 65 polegadas, e painel que traz acabamento fosco.

Todos os modelos vêm com suportes que permitem a rotação das televisões em 90 graus para uso em modo retrato, mas o modelo The Sero oferece as melhores otimizações para a orientação vertical. Uma nova função Multi View permite a visualização de diferentes conteúdos ao mesmo tempo nas partes superior e inferior do display, além da possibilidade de pesquisas online enquanto outros conteúdos estão sendo mostrados.

Continua após a publicidade

Novas funções extras e até loja de NFTs

Além dos produtos propriamente ditos, a Samsung também revelou algumas novas funções que as televisões poderão realizar. Entre elas está o Smart Hub para descoberta de novos conteúdos de forma personalizada. Dentro dessa plataforma está o Gaming Hub, que permite o acesso a uma grande variedade de jogos em parceria com serviços como Nvidia GeForce Now, Stadia e Utomik — esse recurso pode ser considerado um precursor do futuro serviço próprio da companhia para streaming de jogos.

Já o Watch Together permite que os usuários façam chamadas de vídeo para interagir enquanto assistem os seus conteúdos favoritos, e a Smart Calibration faz com que a televisão encontre as configurações de forma otimizada e automática — existem dois modos para esse recurso: um mais superficial e rápido que demora 30 segundos, ou um mais profundo que leva 10 minutos até chegar à imagem perfeita.

Continua após a publicidade

Um recurso que chamou a atenção é a plataforma de NFTs, em que é possível descobrir, comprar e trocar peças de arte digital diretamente por meio do sistema da televisão.

Q Symphony para integração com soundbars

A linha de soundbars da Samsung para 2022 também foi um tema abordado pela companhia. A companhia citou a nova HW-S800B Ultra Slim, que oferece "um grave potente em construção compacta", por meio da integração da tecnologia de radiador passivo com o subwoofer. Todos os modelos oferecidos pela marca nesse ano trazem suporte para Wireless Dolby Atmos, que permite um som mais imersivo e sincronizado, sem a necessidade de conexão por cabos.

A marca sul-coreana ainda não revelou os preços sugeridos de cada produto, e nem quando eles estarão disponíveis para compra.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung Newsroom