Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2019 | Novidades da Razer incluem controle por voz e jogos em 4D

Por| 08 de Janeiro de 2019 às 18h15

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Razer

Nesta terça-feira (8), durante a CES 2019, a Razer apresentou uma novidade que poucos esperavam: a integração total de seus produtos com a assistente virtual Alexa.

Essa integração com a assistente virtual da Amazon será feita através do Chroma lighting system, o software que gerencia os esquemas de cores para todos os acessórios da Razer. Com a integração, será possível utilizar um comando de voz para alterar não apenas a cor emanada pelo seu teclado/mouse/fone de ouvido, mas também a frequência com que a luz dos acessórios pulsa.

Mas não será apenas para a mudança de cores que a integração irá funcionar. Como o Synapse 3 (ferramenta de configuração de hardware da Razer) e o Chroma funcionam de maneira interligada, é possível utilizar a Alexa para comandar todas as configurações de jogos do PC — e até mesmo executar programas — através do comando de voz. Por exemplo, será possível pedir que a Alexa use o Chroma para executar o jogo Overwatch, e logo depois pedir para que a assistente utilize o Synapse para modificar as configurações de DPI da tela.

Além disso, a companhia garante que não apenas os acessórios da própria Razer, mas de qualquer marca participante do Programa Chrome Connected Devices (que já suporta mais de 300 dispositivos de 15 marcas diferentes) poderão ser controlados através de comandos de voz.

Continua após a publicidade

A marca ainda não possui uma data exata para o início da integração com a Alexa, mas garante que estará disponível a partir do segundo trimestre deste ano para as regiões dos Estados Unidos e do Canadá.

Jogando em 4D

Outra novidade apresentada pela Razer durante a CES 2019 é um sistema de acessórios hápticos, com mouses, teclados, fones de ouvido e cadeiras que vibram de acordo com o que acontece dentro dos jogos, oferecendo aos jogadores uma experiência bem parecida com a existente em cinemas 4D.

Continua após a publicidade

A vibração é parecida com a já existente nos joysticks de consoles como o PlayStation 4 e o Xbox One, mas a grande diferença é que esse mesmo tipo de resposta háptica estará presente em todos os acessórios da marca. Isso quer dizer que, durante um jogo como Doom, será possível sentir o mouse vibrando a cada tiro dado, a cadeira e o fone vibrarão a cada golpe recebido e o teclado também vibrará a cada pulo ou movimento mais brusco, o que deverá garantir uma imersão ainda maior no jogo.

Por enquanto, o sistema todo ainda funciona como um conceito, e o único aparelho que deverá chegar ao mercado ainda este ano são os fones de ouvido Nari Ultimate, que serão vendidos a partir de US$ 199, mas ainda sem data de lançamento. Quanto a mouse, teclado e cadeira gamer vibratórios, não há uma previsão de lançamento, mas é possível esperar que a Razer não demore muito mais do que um ou dois anos para colocar todos eles à venda.

Novo gabinete

Continua após a publicidade

Além das novidades mais extravagantes, a Razer também revelou um novo gabinete para PCs gamers da empresa: o Tomahawk.

Ele é o primeiro a ser desenvolvido pela própria equipe de engenheiros da Razer, e utiliza um design com painéis laterais que abrem como se fossem asas, e que lembra um pouco o DeLorean DMC-12, o clássico carro do filme De Volta Para o Futuro.

A versão elite do gabinete é feita para garantir uma maior ventilação e resfriamento das placas durantes sessões de jogos prolongadas, e possui até um “elevador” hidráulico, que pode ser movido para aumentar a ventilação da GPU durante os processos mais intensos. Mas esses dispositivos, junto com o painel lateral de vidro temperado, são exclusivos para a versão elite do gabinete, enquanto a versão standard é um gabinete comum de alumínio com leds que podem ser controlados pelo Chroma lightning system.

A Razer não deu muitos detalhes sobre o dispositivo, mas espera-se que ele chegue às lojas entre o segundo e terceiro trimestre deste ano, com preços a partir de US$ 169,99.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge, Mashable