Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2019 | MediaTek apresenta novas tecnologias para o mercado automobilístico

Por| 08 de Janeiro de 2019 às 21h45

Link copiado!

YouTube/Rozetked
YouTube/Rozetked
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek anunciou nesta terça-feira (8) durante a CES 2019 as novas tecnologias da empresa para os chips Autus, que traz soluções para a indústria automotiva e de veículos autônomos. Com quatro novidades apresentadas para o setor, o objetivo da MediaTek é oferecer uma solução completa e integrada de chip automotivo para diminuir os custos de produção dos fabricantes de automóveis e melhorar a experiência de viagem dos consumidores.

Uma das novidades apresentadas pela empresa é para a Internet dos Veículos (IoV), onde a MediaTek está introduzindo um novo modem Autus com solução SoC (sistema em um único chip) que entrega uma conexão de internet estável mesmo em altas temperaturas, transmitindo dados em tempo real e reunindo requerimentos de segurança para a condução. Além disso, o modem também possui um processador de aplicativos integrado (que permite que as fabricantes dos automóveis criem apps adicionais para o veículo) e todos os envios e recebimentos de dados são protegidos por criptografia criada em um módulo de segurança de hardware integrado (HSM), o que garante a segurança de toda a rede de dados.

Outra novidade voltada para o passageiro é o sistema de entretenimento automotivo Autus, que integra ao veículo tecnologias como smartphone, tablets TVs digitais e blu-ray. Dando suporte a diversos sistemas operacionais (incluindo Android e Linux), o sistema permite que passageiros se divirtam com conforto e segurança durante as viagens.

Já para os motoristas, a MediaTek apresentou um novo sistema de assistência baseado em visão (V-ADAS), que utiliza tecnologia de aprendizado de máquina para monitorar em tempo real mudanças de faixas, pedestres no trajeto, buracos na rua e o monitoramento panorâmico de outros veículos na estrada, avisando o motorista de qualquer mudança inesperada nas imediações.

Continua após a publicidade

Outra tecnologia apresentada pela empresa é a radar mmWave, uma solução de radar milimétrico de curta distância voltado para o desenvolvimento de veículos autônomos. O chip utiliza as últimas tecnologias de RF e conectividade, oferecendo um campo de visão mais amplo e detecção mais precisa de objetos, assim como uma resposta rápida e livre de interferências, e é ideal para o desenvolvimento de aplicações de estacionamento assistido e estacionamento automático.

De acordo com a empresa, o radar milimétrico Autus já está sendo produzido em larga escala desde o ano passado, e já neste ano deverão chegar ao mercado os primeiros automóveis que utilizam essa solução. Já as tecnologias de internet, assistência ao motorista e sistema multimídia ainda não começaram a ser produzidas amplamente, mas já possuem parceiros interessados em sua utilização e deverão entrar em produção dentro dos próximos meses.