CES 2018: Confira as novidades da Samsung anunciadas no evento

Por Patrícia Gnipper | 08 de Janeiro de 2018 às 20h07
TUDO SOBRE

Samsung

E a tão aguardada coletiva de imprensa da Samsung na edição de 2018 da CES começou às 20h (no horário de Brasília). Sem muitas delongas, a sul-coreana iniciou a transmissão falando de sua estratégia de múltiplos dispositivos, mirando na Internet das Coisas.

A Samsung atualmente é a líder tanto no segmento de televisores, quanto no mercado de refrigeradores, abocanhando também 20% do mercado de smartphones. A companhia é a sexta marca mais valiosa do mundo, e, neste momento, 90% de seus dispositivos já estão preparados para a Internet das Coisas, com previsão de alcançar os 100% até o ano de 2020.

Internet das Coisas

Começando a falar sobre a IoT, a Samsung revelou que a marca já conta com mais de um bilhão de aparelhos conectados em uso atualmente. Por isso, a sul-coreana anunciou novidades importantes para o futuro próximo da Internet das Coisas, com uma única nuvem para organizar a coisa toda.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

São três estratégias principais: conectividade entre dispositivos, nuvem única e inteligência artificial para controlar tudo isso por meio de comandos de voz. Para viabilizar a coisa toda, a Samsung anunciou parceria com empresas especializadas nestas tecnologias, que trabalham para tornar a vida do usuário mais fácil, com aparelhos de uso simples e intuitivo.

Por isso, os serviços Samsung Connect, SmartHome e SmarView estão sendo unificados em um único para dispositivos conectados. Isso vai acontecer daqui a alguns meses, ainda em 2018. Já quanto à nuvem unificada para a Internet das Coisas, chamada IoT Cloud, ela deverá unificar o gerenciamento dos dispositivos, incluindo veículos inteligentes, impulsionando a adoção da IoT pelas massas.

Bixby

Sobre o assistente Bixby, sua inteligência artificial está sendo aprimorada para que o assistente fique ainda mais útil e competitivo, e, até o ano de 2020, todos os aparelhos conectados da Samsung contarão com o Bixby para ficarem ainda mais inteligentes, o que inclui televisores e refrigeradores.

Para isso, a Samsung abriu quatro novos laboratórios de inteligência artificial ao redor do mundo.

Televisores

Em 2017, a Samsung se tornou a marca líder na venda de televisores em todo o mundo. E a fabricante não deseja perder a liderança, anunciando que, em 2018, todas as suas smart TVs contarão com um guia universal, um app de fábrica para que o usuário descubra filmes e séries cujas sugestões serão apresentadas de maneira personalizada, de acordo com seus gostos pessoais. E, naturalmente, o Bixby estará por trás de tudo isso.

A Samsung também destacou em sua apresentação a novíssima televisão com tela microLED, tida como "o futuro dos televisores". 

Geladeiras

As geladeiras da Samsung estão prestes a ficar ainda mais inteligentes, igualmente equipadas com o Bixby. Pelo menos 14 novos modelos farão parte dessa nova geração, que conseguirá informar o usuário quando ele precisará repor alimentos que já acabaram, além de sugerir receitas para a alimentação da família, incluindo condições especiais como restrições alimentares e alergias que algum membro da família possa ter. E mais: o sistema diferencia a voz de cada usuário, não misturando as recomendações.

Vestíveis

Falando sobre os dispositivos vestíveis, como pulseiras fitness e smartwatches, a Samsung anunciou que, em 2018, o hub SmartThings será compatível com o Gear S3 e também com o Gear Sport. O app permitirá aos usuários que eles controlem seus dispositivos conectados por meio do gadget, diretamente de seus pulsos.

Notebook 9 Pen

No universo dos notebooks, a Samsung destacou a super novidade chamada 9 Pen, que funciona, claro, com a caneta S Pen disponível para a série Note de smartphones. Essa é a primeira tentativa da sul-coreana de mesclar a família Galaxy Note com um laptop.

Sua tela tem 13,3 polegadas e resolução Full HD e, por dentro, o notebook tem um processador Intel Core i7 de oitava geração, 16 Gb de RAM DDR4 e 512 Gb de espaço no SSD.

Samsung Flip

Outra novidade bacana apresentada pela Samsung na CES foi o Flip, uma lousa digital com design elegante e recursos extremamente úteis para apresentações de projetos. Portátil, a tela interativa se conecta com smartphones, tablets e PCs para exibir o conteúdo de cada dispositivo em um display só. O apresentador pode fazer anotações diretamente no Flip, e, com a conexão NFC, basta aproximar o dispositivo para que seu conteúdo seja apresentado ali em uma fração de segundos.

A novidade chegará ao mercado norte-americano e europeu ainda neste mês de janeiro.

5G

Por fim, a Samsung falou um pouquinho sobre a quinta geração da internet móvel, que é essencial para difundir a Internet das Coisas, cidades inteligentes e carros conectados. Atualmente, a sul-coreana já está fazendo testes com o 5G na Ásia, obtendo sucesso na transmissão de um vídeo 8K com um dispositivo móvel.

Ainda, a Verizon, operadora de telefonia dos EUA, firmou uma parceria com a sul-coreana para que a Samsung proporcione os primeiros testes com o 5G no país, o que deve acontecer até o final do ano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.