CES 2015: Toyota libera suas patentes de células de combustível de hidrogênio

Por Redação | 06.01.2015 às 12:49 - atualizado em 06.01.2015 às 17:18
photo_camera Foto: Divulgação/Mashable/Christina Ascani

A Toyota aproveitou a CES 2015, em Las Vegas, para fazer um grande anúncio que irá impactar o mundo automobilístico. A empresa revelou que vai disponibilizar para o mercado suas 5.860 patentes relacionadas à tecnologia de célula de combustível a hidrogênio. Todo o conteúdo poderá ser acessado e utilizado de graça por qualquer pessoa.

O conjunto de patentes traz arquivos relacionados ao armazenamento das células, tanques de hidrogênio de alta pressão, softwares de sistemas de controle e processos ligados à alimentação e geração da célula de combustível presente nos carros da montadora.

Segundo informações do Mashable, quem se encarregou de dar a notícia foi Bob Carter, vice presidente sênior da Toyota, durante uma apresentação sobre um automóvel que utiliza essa tecnologia. "Ao eliminar as fronteiras corporativas tradicionais, nós podemos acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e avançar para o futuro da mobilidade de maneira mais rápida e econômica", afirmou o executivo.

Com o anúncio oficial da Toyota, ainda não há certezas de como a indústria de automóveis vai agir diante das patentes. Para Carter, "a primeira geração de veículos de combustível de células de hidrogênio lançados entre 2015 e 2020 deve ser crítica", diz. O empresário alega que este lançamento exige um maior esforço e colaboração por parte das montadoras, além de regulamentação do governo, órgãos acadêmicos e dos provedores de energia.